O Guarani enfrenta um grande desafio no Campeonato Paulista nesta quinta-feira (23), quando visita o São Paulo, às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, pela terceira rodada da competição. Esse será um momento crucial para o técnico Maurício Souza, que terá a oportunidade de aplicar as valiosas lições que absorveu durante sua experiência no Flamengo. Entre 2016 e 2021, Maurício atuou como treinador das categorias de base e auxiliar técnico da equipe principal, convivendo com renomados treinadores como Dorival Júnior, Jorge Jesus, Rogério Ceni e Renato Gaúcho.
Em uma entrevista à ESPN, Maurício Souza compartilhou o impacto que cada um desses treinadores teve em seu desenvolvimento profissional. Apesar de a passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo ter sido marcada por um estilo de jogo ofensivo e espetacular, Maurício destacou a importância da construção defensiva que aprendeu com o português. Ele tem colocado esse conhecimento em prática, já que o Guarani não sofreu gols nas duas primeiras rodadas do Paulistão, vencendo o Botafogo-SP por 2 a 0 e empatando sem gols contra a Internacional de Limeira.
“Aprendi muito com o Dorival, que é extremamente atualizado e tem uma visão de jogo excepcional. Tive a oportunidade de trabalhar com ele no final de 2018 e depois acompanhar mais de perto o trabalho do Jorge Jesus. Ele realmente mostrou como uma equipe pode ser sólida defensivamente, e trouxe muitos conceitos defensivos que utilizei”, explicou Maurício Souza.
Sobre Rogério Ceni, Maurício elogiou sua capacidade de conduzir treinamentos e a atenção que ele deu aos jogadores. “Ele é um treinador que está sempre disposto a dialogar e compartilhar ideias”, comentou. Quanto a Renato Gaúcho, Maurício destacou a habilidade dele em gerenciar um elenco em um calendário apertado, ressaltando o quanto aprendeu sobre gestão e liderança.
Desde que deixou o Flamengo, Maurício Souza teve passagens pelo Vasco, onde dirigiu o time profissional em oito jogos, e foi vice-campeão na Tailândia com o Madura United em 2023. Recentemente, conquistou o Brasileirão de Aspirantes pelo Red Bull Bragantino. Essas experiências chamaram a atenção da direção do Guarani, que o escolheu para ajudar na recuperação do clube após o rebaixamento para a Série C do Brasileiro.
“Nosso objetivo inicial no Paulistão é evitar o rebaixamento. Assim temos conversado e planejado. Com um grupo determinado e ambicioso, creio que podemos alcançar grandes coisas. No entanto, temos plena consciência das dificuldades que a competição impõe, especialmente na montagem do time e no tempo limitado para treinos. O foco do ano, sem dúvida, está na Série C”, declarou o treinador.
O começo da caminhada no campeonato foi promissor. Com quatro pontos, o Guarani divide a liderança do Grupo B com o Santos, ostentando a ponta pelos critérios de desempate. Agora, resta saber como a equipe de Maurício Souza se portará diante deste seu primeiro grande teste na temporada.
eu tava no jogo da copinha tem um lateral é bom de bola e eu quero comprar um lateral direito bota aquele moleque tá sem reserva ou dá chance