Em comunicado emitido nesta terça-feira (5), a ANTF (Associação Nacional dos Treinadores de Futebol), entidade que representa os técnicos de futebol em Portugal, saiu em defesa de Abel Ferreira , do Palmeiras . Em nota, a associação criticou o diretor de futebol do São Paulo , Carlos Belmonte , por ter se referido a Abel como "português de m***" após o clássico do último domingo (3), pelo Campeonato Paulista . "Assistimos a um episódio ofensivo, discriminatório e xenófobo, com o qual a ANTF não pode aceitar e, muito menos, compactuar, dada a repulsa e a repugnância que merece", escreveu a ANTF. "Manifestações de discriminação e xenofobia não podem ter lugar na nossa sociedade, devendo ser julgadas e severamente punidas pelos tribunais", acrescentou.
Em outro trecho do comunicado, a organização afirmou que as falas de Belmonte "enchem" a todos "de vergonha". "É convicção da ANTF que a maior parte dos torcedores não se revê nos insultos daquele dirigente do São Paulo, que enchem de vergonha todos quantos lutam por uma sociedade mais justa e tolerante, motivo pelo qual, entendemos que todos os agentes desportivos e, em particular, os seus dirigentes, têm de actuar de forma a que episódios como este não se repitam, a bem do futebol. Esta é uma luta que não tem nacionalidade", apontou.
Na última segunda-feira (4), o Palmeiras já havia acusado o diretor do São Paulo de "xenofobia" e dito que está "analisando as medidas judiciais cabíveis para proteger" Abel Ferreira e a instituição . Leia o comunicado da ANTF Tendo tomado conhecimento dos insultos proferidos pelo diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, ao treinador Abel Ferreira, não pode esta Associação Nacional dos Treinadores de Futebol ficar indiferente aos mesmos. Com, o sucedido que nada tem a ver com futebol, com os seus princípios e, muito menos, com o desporto, sendo antes a sua negação frontal e plena, ocorrido na última noite, à saída do Estádio do Morumbis, assistimos a um episódio ofensivo, discriminatório e xenófobo, com o qual a ANTF não pode aceitar e, muito menos, compactuar, dada a repulsa e a repugnância que merece!
É convicção da ANTF que a maior parte dos adeptos não se revê nos insultos daquele dirigente do São Paulo, que enchem de vergonha todos quantos lutam por uma sociedade mais justa e tolerante, motivo pelo qual, entendemos que todos os agentes desportivos e, em particular, os seus dirigentes, têm de actuar de forma a que episódios como este não se repitam, a bem do futebol. Esta é uma luta que não tem nacionalidade! A ANTF acredita que as manifestações de discriminação e xenofobia não podem ter lugar na nossa sociedade, devendo ser julgadas e severamente punidas pelos tribunais! Por fim, não pode esta ANTF deixar de se colocar inequivocamente ao lado do seu Associado e Treinador Abel Ferreira, a quem, desde já, endereça a nossa mais profunda solidariedade.
Próximos jogos do Palmeiras Botafogo-SP (C) - 10/03, 16h (de Brasília) - Campeonato Paulista Ponte Preta / Água Santa (C) - a confirmar - Campeonato Paulista Próximos jogos do São Paulo Ituano (F) - 10/03, 16h (de Brasília) - Campeonato Paulista
Fico revoltado com um negócio desse. Quem quer saber a opinião de ANTF, o que esse tal de Abel é, é um fanfarrão isso sim. O cara não respeita o país em que vive e trabalha. A índole desse treinador é questionável. Aqui é o BRASIL PO##A.
esse arrombado faz isso todos os jogos
não falam nada do que os portugueses estão fazendo com os brasileiros em Portugal, aí vem essa bichona chorosa freguês de carteirinha, querer apitar os jogos. o Palmeiras nunca foi grande , nem conquistou nada sem patrocínio o São Paulo sempre foi grande por ele mesmo.... se o crefisa sair hoje do clube eles vão pra segundona , pois não sobra ninguém
Quando Abel passa a esculachar o Brasil, fica todo mundo babando ovo para o arrogante árbitro na beira do campo, até no Carelli ele. avançou. O juiz não deu o pênalti do Rafael , aí o arrogante começou a gritar e levantando os braços e como este juiz e medroso foi ver o lance no var ladrão e voltou dando pênalti, fomos roubados em casa, o que é uma vergonha.
ELES NÃO SABEM O TAMANHO DESSA CORJA.
essa bostsa de associação tinha que cobrar postura e respeito desde português babaca e arrogante.
Alguém denunciou esse técnico quando criticou o país? Não,né! Bando de chupão ov.. de estrangeiros.
Quando esse ***** desse Abel e seu auxiliar falam mal do Brasil , eu não vi nenhuma nota de repúdio desses hipócritas, corporativistas, parabéns Belmonte, representou
eita por isso q eu amo meu são Paulo, são Paulo FC contra todos esses vagabundos ladrões que não gostam do nosso são Paulo, quero é q se fd esses contras, bando de safados
associação de tequinos quê se FDA um bando de pucha saco do português arrogante
E ninguém critica o Abel por fazer o que faz? Dois pesos, duas medidas?
Povo português e super educado pra exigir qualquer coisa ??????