O Morumbi será palco de uma comemoração e tanto neste sábado (16), às 18h (de Brasília). Ídolos de São Paulo e Milan se enfrentam em amistoso festivo pelo aniversário de 30 anos do segundo título mundial do clube brasileiro. A partida, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ e também pelo canal da ESPN no YouTube , a partir das 17h., ficou na história tricolor, mas poderia não ter acontecido.
Campeão da CONMEBOL Libertadores em 1993, o São Paulo tinha passagem carimbada ao Japão para defender o título mundial, ganho no ano anterior sobre o Barcelona . E o adversário originalmente não seria o Milan, mas sim o Olympique de Marselha , que venceu a final da Champions League contra os italianos por 1 a 0, gol do zagueiro Basile Boli, em Munique.
Mas então por que não foi o Olympique o representante da Uefa no Mundial Interclubes daquele ano? Um escândalo nos bastidores explica a presença do Milan em terras japonesas.
Liderado por nomes como o goleiro Fabian Barthez e o volante Didier Deschamps , que mais tarde venceriam a Copa do Mundo de 1998 com a França , o Olympique era o bicho-papão do futebol local no início dos anos 1990, mas botou tudo a perder por conta de um esquema de manipulação e suborno.
Às vésperas da final da Liga dos Campeões, o time de Marselha enfrentou e venceu o Valenciennes por 1 a 0, pelo Campeonato Francês da temporada 1992/93. Um resultado normal, mas que mais tarde seria alvo de investigações e provocaria algo grave nos bastidores.
Após denúncias, detetives descobriram que alguns jogadores do Valenciennes foram subornados para que não fizessem grande esforço no duelo com o Olympique. O auge da investigação foi encontrar um envelope com 250 mil francos enterrados no quintal da casa da tia de Christophe Robert, atacante do Valenciennes.
A partir daí, os detetives descobriram que partiu de Jean-Jacques Eydelie, meio-campista do Olympique, a intermediação com três atletas do Valenciennes: Christophe Robert, Jacques Glassmann e Jorge Burruchaga. O primeiro admitiu o recebimento do dinheiro, enquanto os demais, não.
Com as acusações provadas, Eydelie foi preso, assim como o diretor Jean-Pierre Bernes, responsável por planejar o suborno. O presidente Bernard Tapie também acabou na cadeia dois anos depois, em 1995.
As punições esportivas também foram pesadas: o Olympique foi excluído da Champions League da temporada 1993/94, teve o título francês cassado, acabou rebaixado na liga nacional e também perdeu direito de participar de torneios internacionais – como o Mundial Interclubes.
Sem poder enviar os campeões, a Uefa solicitou a participação do Milan, vice da temporada 1992/93, no confronto com o São Paulo. Em campo, o time de Telê Santana fez a sua parte contra o poderoso rival e venceu por 3 a 2, gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller.
Trinta anos depois, são os milanistas que enfrentarão o São Paulo novamente, no amistoso de comemoração pelo grande título mundial. O goleiro Dida, os zagueiros Costacurta e Roque Júnior, o lateral Serginho e o meia Seedorf são alguns dos representantes que atuarão pelo clube italiano, enquanto nomes como Zetti, Diego Lugano, Cicinho, Raí, Hernanes, Müller e Amoroso estarão a serviço do São Paulo.
O lateral-direito Cafu e o meia Kaká, por sua vez, jogarão um tempo em cada equipe.
Quem vai jogar?São Paulo
Goleiros : Zetti e Marcos Bonequini
Defensores : Cafu, Lugano, Fabão, Júnior, Cicinho, Válber e Ronaldão
Meio-campistas : Kaká, Josué, Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner, Palhinha e Raí
Atacantes : Aloísio Chulapa, Amoroso, Elivelton, Dodô e Muller
Milan
Goleiro : Dida
Defensores : Cafu, Roque Jr, Panucci, Zaccardo, Serginho, Costacurta, André Cruz e Digão
Meio-campistas : Kaká, Seedorf, Emerson, Martin Laursen, Angelo Carbone e Brocchi
Atacantes : Guly e Ricardo Oliveira
O ' Reencontro de Gigantes ' entre São Paulo e Milan , neste sábado (16), às 17h (de Brasília), terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ e pelo canal da ESPN no YouTube .
vai passar no sbt