Rafael terminou o ano em alta. Pela 32ª vez na temporada 2023, o goleiro do São Paulo saiu do gramado sem sofrer gols, número que deixa o camisa 23 no top-5 do ranking histórico do clube. A exibição final veio na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo , pelo Brasileirão, em atuação segura defensiva do time.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Veja defesas de Rafael pelo São Paulo no Brasileirão
Rafael entrou em um grupo seleto com a marca alcançada. Os 32 jogos igualam os anos de 1974 e 1983 de Waldir Peres, um dos maiores ídolos da posição na história do São Paulo .
Mais do São Paulo : + Casares banca James e fala sobre futuro de Lucas + Veja a lista de jogadores do São Paulo para a Copinha
Rafael terminou o ano como um dos destaques do São Paulo na temporada — Foto: Marcos Ribolli
Rafael terminou o ano como um dos destaques do São Paulo na temporada — Foto: Marcos Ribolli
O atual titular do gol são-paulino está apenas atrás de Zetti, Rogério Ceni e do próprio Waldir Peres.
Zetti ficou 36 partidas sem sofrer gols no histórico ano de 1992, consagrado pelos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Já Rogério Ceni também chegou aos 36 em 2007, quando o São Paulo terminou tomou apenas 19 gols nas 38 rodadas do Brasileirão, a melhor de um time nos pontos corridos.
+ Leia mais notícias do São Paulo
'3 Coisas': conheça curiosidades do goleiro Rafael, do São Paulo
A liderança do ranking de partidas sem sofrer gols pertence a Waldir Peres, que ficou 41 jogos sem sofrer gols na temporada 1975.
?? Ouça o podcast ge São Paulo ??
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv
Eu gosto do Rafael , ele peca um pouquinho nas decisões de pênalti
temos que lembrar que a zaga de Valdir peres era Oscar,Dario Pereira, Getúlio, Marinho chagas, Chicão de volante, se 2024 tivermos na zaga:Beraldo, Arboleda e Ferraresi, com luan de volante, o Rafael pode bater mais um record, ele é um bom goleiro.
Goleiro Fraco, não foi muito exigido esse ano pq temos uma ótima zaga e bons volantes. o Golden Ruk do meio de campo comprova o que estou falando. Volp catou muito na primeira temporada pelo SP depois o homem foi o quê foi.
Todos torcedores São Paulinos foram habituados a verem goleiros extraordinários como Waldir, Zetti e Rogério. hoje não existe mais goleiros com as características deles, sendo assim vivemos de ilusão. Rafael é um goleiro comum que não transmite confiança...
Me critique quem quiser e ache ruim idem, mas esse cara é um goleiro prá lá de comum. não está a altura e grandeza do São Paulo.
só tem que aprender pegar pênalti, mais é um bom goleiro ????
Rafael ta se mostrando um goleiro seguro no gol do São Paulo,