O zagueiro teria pedido um prazo aos dirigentes são-paulinos. Se em uma semana não acertar com algum clube do Velho Continente, a preferência de Lugano é voltar ao time do Morumbi. Amigo pessoal de Lugano, o goleiro Rogério Ceni já teria conversado com o beque na tentativa de convencê-lo a retornar.
O empresário de Lugano é Juan Figger, que tem bom relacionamento com a diretoria são-paulina e, inclusive, seria próprio de camarotes no Cícero Pompeu de Toledo. A dupla uruguaia entende que ainda há mercado na Europa. Por isso, Lugano, se voltar, dificilmente permanecerá muito tempo no Brasil. É que há a possibilidade de mudança no começo de 2010, quando tem nova abertura da janela de transferência do futebol europeu.
Além do São Paulo, outros clubes brasileiros -entre eles Atlético Mineiro e Internacional- teriam demonstrado interesse em Lugano, que decidiu deixar o turco Fenerbahçe, clube que defendia desde o segundo semestre de 2006. O zagueiro ficou insatisfeito com o atraso de salários.