A viagem de Rafinha a Munique para participar de uma homenagem do Bayern pelos dez anos do título da Uefa Champions League de 2012/13 ainda gera polêmica menos de 24 horas antes de Corinthians x São Paulo, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
O assunto, claro, foi tema do Resenha da Rodada desta segunda-feira (24). Os ex-jogadores e comentaristas Fábio Luciano e Fernando Prass analisaram a situação e foram unânimes em apontar: a viagem poderia ter sido evitada pelos dois lados.
"Admiro muito o Rafinha, ele é um baita profissional, mexe positivamente com o ambiente no dia a dia, um cara super vencedor. Mas eu não concordo. Ele foi para uma festa de um clube em que ele é muito importante, o reconhecimento vai ser eterno dentro do clube", falou Fábio Luciano, que continuou sua argumentação.
"Chama a atenção porque o São Paulo tinha um jogo importante. Não jogaria, mas o recado, capitão do time, tem confronto do Brasileiro, tem no meio de semana contra o Corinthians, a mensagem não é boa", disse o ex-zagueiro.
"Mas o futebol é baseado nos resultados. Ele sabe o risco que correu. Se o São Paulo vence o jogo, ele tem uma boa atuação... Se vem a ter um revés, ele vai ser muito cobrado. Eu, como capitão de time, se fosse eu, acho que ele poderia ficar. A resposta negativa cairia muito bem", completou Fábio Luciano.
Para Fernando Prass, outro ângulo a ser analisado é referente ao São Paulo, que permitiu a viagem de Rafinha mesmo com dias antes de um clássico importante pela Copa do Brasil.
"Eu acho que tem dois pontos importantes: o jogador querer ir, mas eu pontuo muito o São Paulo. Porque não foi o Rafinha que obrigou a ir. Eu não iria, mas aí entra a questão do clube", falou o ex-goleiro.
Relacionado
Com Rafinha, São Paulo fecha preparação para enfrentar o Corinthians na Copa do Brasil
"Passa uma mensagem, foi um acordo previamente. Isso são coisas que criam uma cultura no clube, e o exemplo vem de cima. Se não tivesse jogo no meio de semana, eu não iria e não gostaria que um dos meus jogadores fizesse", afirmou Prass.
Segundo apurou a ESPN, a viagem de Rafinha estava prevista há meses, desde quando Rogério Ceni era o treinador do São Paulo. O lateral embarcou na sexta-feira (21) e, mesmo sem entrar em campo para jogar, participou do evento em Munique no domingo (23).
Em seguida, pegou voo de volta ao Brasil e se reapresentou para treinar no São Paulo nesta segunda-feira (24). O camisa 13 é titular absoluto da equipe de Dorival Júnior e será titular contra o Corinthians.
Próximos jogos do São Paulo
Corinthians (F): 25/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Bahia (C) - 30/07, 11h (de Brasília) - Brasileirão
San Lorenzo (F) - 03/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana

hj eu acredito muito no São Paulo na vitória assim como acreditei contra os porcos. sem mi mi mi 2 a 0 para o São Paulo tricolor campeão esse ano
vcs tricolores tem que parar de querer crucificar o Rafinha . esse Fernando Prass é palmeirense ele ainda tá com dor da perda . pra nosso são Paulo
Óbvio que ele é o clube erraram! Não pode dar chance para o azar. Tem que fazer todo o possível para ganhar hoje!
Faltou profissionalismo para o Pereba Rafinha
quem não erra não tem história pra contar, mais se não se classificar vai sofrer críticas essa é a consequência, normal.