Autor de um golaço no primeiro confronto da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, o lateral direito Rafinha é um dos principais nomes na Era Dorival Júnior. Assim, não é exagero dizer que o defensor vive o seu melhor momento com a camisa do São Paulo.
Sob comando do treinador, o experiente jogador, de 37 anos, disputou 16 partidas, com um gol e uma assistência. Segundo dados do Sofascore, ele é o atleta do Tricolor com a maior nota (7,19) desde a chegada do comandante.
No período, conforme levantamento do site, Rafinha deu 26 passes decisivos, com um aproveitamento de 89%, e uma taxa de acerto de 38% nos cruzamentos. Além disso, o lateral completou os seis dribles que tentou. A contribuição do lateral vai além das quatro linhas, sendo um dos líderes do elenco.
? Rafinha (37 anos) é o jogador do @SaoPauloFC com a maior Nota Sofascore (7.19) desde a chegada de Dorival Junior. ??
?? 16 jogos
?? 1 gol
?? 1 assistência
? 26 passes decisivos (!)
? 89% acerto no passe (!)
?? 38% acerto no cruzamento (!)
? 6/6 dribles certos (100%!) pic.twitter.com/1E7I3viJup
? Sofascore Brazil (@SofascoreBR) July 6, 2023
No São Paulo desde 2022, Rafinha foi titular com o técnico Rogério Ceni, disputando posição com Igor Vinícius e atuando como terceiro zagueiro em algumas oportunidades. Na primeira temporada, o defensor participou de 50 jogos, por Brasileirão, Sul-Americana e Paulistão, com três assistências.
Ainda no começo de 2023, o jogador sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e ficou de fora de grande parte do Paulistão. Apesar de ser uma das peças constantes entre os 11 iniciais, o lateral não tinha o desempenho atual, apresentando um crescimento sob comando de Dorival Jr.
No próximo compromisso, o São Paulo enfrenta o RB Bragantino nesse domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid. Para a partida, o treinador Tricolor pode optar por poupar alguns titulares, com um deles sendo Rafinha.

Engraçado que nao foi só Rafinha que melhorou, teve outros jogadores que eram improvisados e só se queimavam com o Ceni que hj estao muito, outro exemplo é Luciano, tava sendo queimado jogando de 10....
Era esse que não podia mais jogar como lateral na linha de quatro né??
Os Cenistas devem se contorcer de raiva das teorias do mito estarem todas por terra hoje e ter que admitirem que o SPFC ficou sem técnico por 1,5 anos.
o doido escalava o cara de zagueiro quer o que
Agora está jogando em sua posição de origem. Ele é lateral e não zagueiro. Ceni inventava muito.
Rafinha Gerson presidente deixar Gerson fazer oração
Esse aí está se achando esse c os porcos e de 180 minutos, lembrando q no paulistinha esse aí era o cara da experiência no 4x0.Vamos nos concentrar não ganhamos nada Vai tricolor muita raça