LEIA TAMBÉM: Veja a bolada que o São Paulo pode ganhar na classificação da Copa do Brasil
No UOL News Esporte, Renato Maurício Prado, colunista do UOL, afirma que os botafoguenses têm razão em reclamar pela penalidade que não foi marcada e critica a arbitragem brasileira, apontado que seria bom se, além dos técnicos, o futebol do país também pudesse buscar árbitros no exterior.
"O botafoguense tem razão de reclamar sim, vários pênaltis desses já foram marcados e poderia ter sido marcado. Causou estranheza para mim o juiz não marcar e o VAR nem sequer chamar, o VAR também achou que o lance foi absolutamente normal. Eu fico meio preocupado porque eu acho que essa questão toda que nós estamos discutindo, Santos e São Paulo, agora esse pênalti do Pedro, isso aí tudo é o reflexo de uma arbitragem brasileira catastrófica", diz Renato.
"Assim como a gente está importando técnicos estrangeiros, eu acho que seria de muito bom alvitre, como diria minha avó. Buscar juízes estrangeiros seria extremamente saudável para o futebol brasileiro. Buscar bons juízes estrangeiros para apitar aqui no nosso futebol e para mostrar aos juízes brasileiros como eles são ruins. A verdade é essa, nossa arbitragem é péssima, é muito ruim, tanto a que está no campo, como a que está no VAR, e aí dá essa confusão toda", completa.
Apesar da opinião de que o Botafogo tem razão ao reclamar do pênalti, o jornalista considera que o placar poderia ter sido mais elástico a favor do Flamengo devido ao volume de jogo do time treinado pelo português Paulo Sousa.
"Só tem uma coisinha, se tivesse marcado aquele pênalti, perigava o Botafogo tomar uma goleada maior porque o Flamengo sobrou no jogo e se sofresse aquele empate ali, iria com mais gana ainda no momento em que ele já estava começando a tirar o pé, diminuindo um pouco o ritmo, porque foi um baile no Engenhão", conclui.
São Paulo, Juízes, Arbitragem, Estrangeira, SPFC

Sim, concordo. Os nossos são previsiveis.
Os juizes brasileiros são muito fracos e de criterios diferentes. Pra ser sincero deveria haver a profissionalização dos arbitros.
Claro que sim, pois a maioria favorecem os gambas e os urubus.
Tem que profissionalizar os árbitros, trazer os gringos (sobretudo os da Premier League) para ensinar os brasileiros, pois lá eles fazem de tudo para que o jogo seja interessante e que o jogo seja protagonista, no Brasil não tem jogo praticamente, só cera, simulação e catimba, quem assistiu São Paulo x Inter de Limeira viu isso, cada hora um jogador caía...outra coisa que poderiam fazer é coletiva pós jogo com os árbitros, por que jogadores e treinadores tem que se explicar e árbitros não???
Nao o que apitou ontem meteu a mao no porco deu escateio para o atletico e nao foi eta tiro de meta ai saiu o gol deles irregulsr deixa os daqui mesmo k
Não o que tinha que ser feito é profissionalizar a arbitragem jogadores ganham milhões e arbitros amadores não entendo