Luciano jogador do Sao Paulo durante partida contra o Flamengo no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2021. (Imagem: Guilherme Drovas/AGIF)
Quem diria que o São Paulo, grande algoz do Flamengo na temporada 2020, vencendo até com treinador interino, seria surrado no Brasileiro seguinte com um placar agregado de nove a um, que poderia tranquilamente ter superado, em apenas dois jogos, os 11 a 3 em quatro partidas do tricolor, nos pontos corridos e mata-mata?
Quem diria que o Flamengo, encarando um Morumbi com bom público, praticamente resolveria o jogo em oito minutos, com os gols de Gabigol e Bruno Henrique, mais a expulsão de Calleri por entrada dura e arriscada sobre David Luiz?
Por fim, quem poderia imaginar que Michael, com dois gols, assumiria a artilharia do Brasileiro, agora com 13? Segue a dúvida: o camisa 19 será titular ou a primeira opção de Renato Gaúcho para a final da Libertadores?
A goleada por 4 a 0 resgata a confiança de um Flamengo que agora desiste da luta pelo tri e entra com o mesmo espírito do Palmeiras: de preparação para o grande duelo em Montevidéu. Mais leve, focado em recuperar desempenho e menos preocupado com o resultado.
Mas o placar histórico precisa ser relativizado. Porque foi um cenário único, motivado principalmente pelo erro grotesco de Rogério Ceni na escalação do São Paulo. Como improvisar na lateral direita o zagueiro Diego Costa, que não começava uma partida desde agosto, voltando à linha de quatro na defesa depois de atuar com um trio de zagueiros, para encarar Michael?
O primeiro gol, antes do primeiro minuto, nasce de uma recuperação de bola no ataque depois de subir pressão. Por dentro, Andreas Pereira tocou para Bruno Henrique, que serviu Gabigol. Nada a ver com o lado esquerdo do ataque rubro-negro. Mas a mudança na retaguarda, que não deve ter sido muito treinada, já que o time paulista jogou na quarta em Fortaleza, pode ter afetado o emocional dos companheiros.
Difícil entender essas mudanças "autorais" de Ceni. Voltou resgatando ideias e propostas do melhor momento recente do São Paulo em nível nacional, que foi justamente o período com Fernando Diniz em que se impôs sobre o Flamengo, de Dome e de Ceni, e liderou o Brasileiro com folga. Mas a vaidade de deixar a própria marca é capaz de destruir tudo que é bom, se não tem a assinatura do "Mito".
Ceni deveria ter aproveitado a expulsão de Calleri para corrigir logo o equívoco na formação inicial, porém só tirou Diego Costa aos 24 minutos do segundo tempo, com tudo já perdido e Michael ainda deitando e rolando no setor.
Melhor para Renato Gaúcho, que contou também com a boa atuação de Everton Ribeiro, ajudando Willian Arão e Andreas defensivamente e sendo protagonista na organização das jogadas, ainda que errando muito pela própria tendência de sempre arriscar dribles e passes diferentes. Mas a dinâmica com e sem bola é fundamental para a equipe.
De Arrascaeta e Filipe Luís devem voltar contra o Corinthians e o time ideal para enfrentar o Palmeiras - com exceção de Isla, que não deve chegar a tempo e em boas condições da data FIFA - só não estará em campo se a nova lesão de Rodrigo Caio, agora na panturrilha, for mais grave que a mera consequência de uma pancada.
A partida no Maracanã será o primeiro teste real pensando no dia 27. Porque a goleada no Morumbi, embora memorável, teve uma enorme colaboração do treinador adversário. O ainda último campeão brasileiro, pelo próprio Flamengo. Agora no São Paulo, que vê o Z-4 se aproximar perigosamente.
Erro, grotesco, Ceni, relativiza, goleada, Flamengo
OPINIÃO: Erro grotesco de Ceni relativiza goleada do Flamengo
Fonte Uol
15 de Novembro de 2021
Avalie esta notícia:
19
5
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
Hoje somos um time pequeno, portanto, temos que jogar fechados contra times grandes, não adianta inventar que vai levar vareio, e se os caras não tomarem vergonha na cara e mudarem seus comportamentos, amanhã seremos mais uma vez humilhados.
Ate eu que so joquei pelada na minha vida escalaria melhor esses perebas, o time ja é fraco e fica inventando, so fazer o simples, cada um na sua posiçao original e ponto e o benidez fora dos titular se estiver machucado ou motivo de cartao
Já está na série B.Não adianta chorar...time só joga para trás ou chuveirinho k
Fora ceni ja chega de estagiário no sp
R cene coloque cada jogadores nas sua posição
O maior erro ta na direitoria contratacoes que so jesus na causa que so jesus na causa
Na volta mais perdeu q ganhou. Rc como tecnico eh um desastre
Rogério vem acumulando erros após erros desde que assumiu o time pela segunda vez. Rogério como técnico só faz *****
Burro !!!
Ceni é uma mula. Jamais deveria ter voltado.
Na base era volante vem Diniz e o coloca na zga vem Ceni e redefine como lateral direito, gasta milhoes no Zeruela e o protege p nao enfrentar Michael
Rigerio cene quê agradar a direitoria e nao fazer resultados melhores para o são Paulo
Diego costa esqueça é fraquinho de mais
Goleiro nós nao tem
Enquanto a direittoria ficar interferindo na escalação quimando Benites vai rebaixar
Tem que pagar aos jogadores por produção
Time feio orrivel joga sem vontade só mostra vontade wuando quê renovar o contrato depois cai de produção
Erro?. Nem uma ameba escalaria os galáticos nde Cotia Lizieiro Marquinhos Diego Costa Igor Gomes. Jogadores medíocres.
Um treinador que coloca shailon e marquinhos na lateral não merece ser levado a serio. RC com toda certeza se nao sair logo vai rebaixar o SPFC se nao for agora no Brasileiro será no Paulista.
que timinho ***** o spfc tem hoje, nosso meio campo é nulo fraquíssimo, um monte de molecada perdida que nao apoia e nao marca, a bola nao chega e quando chega o rigone quer dar cavadinha, a zaga tem uma tal de leo pereba afobado que nao consegue fazer uma linha de impedimento deixando o lento miranda pra correr atrás dos atacantes. O gremio é um exemplo pra gente, eles tem mais time que o nosso e estão praticamente rebaixados, a nossa esperança é os adversários segurarem o juventude pq é bem provável nao ganharmos de ninguém nessas partidas que restam.
Time ridiculo técnico não sabe escalar os jogadores manda embora essa RC
Pra mim Diego costa não deveria jogar mais no São Paulo fraco
Rc nao eh tecnico e ponto. Pra esse final muricy tem q comandar e rc assistir
Eu queria que ele explicasse porque que ele inventou contra flamengo marquinho na lateral diego costa lizieiro igor gomes esse cara e muito burro
O Pinóquio precisa colocar um primeiro volante de verdade nesse time.
Até do sub-20 serve, pq com esse Liziero é sempre um a menos. Ninguém marca, nem arma jogadas nesse meio de campo.
Erro grotesco onde? Se não fosse Diego ***** ia ser Igor Vinicius ou Orezéruela
Só tem retardado na midia esportiva, não reconhecem que o elenco é uma *****
O Rogério é o pior treinador da história do São Paulo.
O que da raiva é que precisando ganhar é o time mais facil de ser derrotado.
Pede para torcida dar palpite na escalação, mas quero ver quem adivinha a escalação do pardal ceni k eu já vi escalação ruim mas igual essa está para nascer
Manda esse estagiário de técnico enquanto e tempo