Após um excelente começo de campeonato, a defesa do São Paulo terá que passar por reformulações para a partida contra o Novorizontino, no próximo sábado (13). O treinador Hernán Crespo não contará com dois de seus três zagueiros titulares, Léo e Arboleda, e precisará escalar um trio alternativo.
Léo está afastado das atividades do time, em isolamento por um período de 10 dias, devido à sua recente contaminação pela Covid-19. Lateral-esquerdo de origem, Léo já havia sido utilizado como zagueiro por Fernando Diniz e, agora, é zagueiro novamente no esquema de Hernán Crespo.
LEIA TAMBÉM: São Paulo anuncia oficialmente Orejuela até março de 2025
Quanto ao zagueiro Arboleda, ele recebeu uma folga nesta semana e, inclusive, viajou até seu país natal, o Equador, para resolver problemas familiares. Assim, o atleta também não estará à disposição do treinador para o próximo jogo.
Dessa forma, Hernán Crespo deverá encontrar, no elenco, maneiras de driblar a indisponibilidade de Léo e Arboleda. Caso decida manter o esquema de três zagueiros, existem duas possibilidades principais.
Luan como zagueiro, Diego Costa e Bruno Alves
Uma maneira de substituir Léo e Arboleda é escalar, ao lado de um dos zagueiros reservas (provavelmente Diego Costa), o volante Luan Santos. Luan já chegou a jogar como zagueiro em algumas oportunidades, especialmente em momentos que o time precisou ser mais ofensivo.
Sendo um bom volante para a contenção, mas que joga bem com a bola nos pés, o equilíbrio entre a qualidade defensiva e do passe pode ser o diferencial para substituir Léo, que está na zaga justamente pelo 'extra' ofensivo que ele traz, sendo um zagueiro que auxilia na construção e, por vezes, sobre ao ataque.
Os pontos negativos desta opção são, principalmente, a estatura da zaga e a formação do meio de campo. A estatura é simples, Luan tem 1,75m, o que pode prejudicar a defesa no jogo aéreo.
Quanto ao meio de campo, sem Luan, o time precisaria recuar Daniel Alves ou então apostar no jovem Rodrigo Nestor para fazer a contenção, o que pode ser realmente feito, já que Crespo o utilizou contra o Santos. Porém, ainda é um jogador que está se firmando e Luan é uma opção melhor para o meio. Liziero, de volta à equipe, também pode ser uma alternativa para a função de volante.
Diego Costa, Rodrigo e Bruno Alves
Outra opção é a escalação de dois zagueiros de origem, Diego Costa e Rodrigo, ao lado de Bruno Alves. Essa opção traz maior solidez no trio de zaga, que contaria com três zagueiros de fato. Porém, o time perderia em qualidade de passes na saída de bola e na qualidade do apoio ofensivo.
O motivo dessa defasagem com a bola nos pés é que nem Diego e nem Rodrigo possuem um passe de tamanha qualidade quanto Léo, tampouco possuem a mesma velocidade para auxiliar em corridas ao ataque e na pressão em cima do adversário quando necessário.
Dois zagueiros
Outra alternativa é modificar por completo a formação, abdicando de um esquema de três zagueiros e optando por uma linha de 4 jogadores. O que pode ser feito, neste caso, é um 4-3-3, que funcionaria, na fase ofensiva como um 3-4-3, esquema que pode ter Luan como um coringa.
A grande lógica desse esquema é manter, ao menos na fase ofensiva, aquilo pretendido por Crespo. Isso porque, caso um dos jogadores do meio seja o Luan, em fase ofensiva, ele pode recuar e proteger a dupla de zaga, sendo um terceiro homem na defesa e liberando Reinaldo e Igor Vinícius para irem ao ataque, o que tem dado muito certo para o Tricolor.
Uma formação com dois zagueiros dá a liberdade de jogar com o trio de meio campistas titular (Daniel Alves, Luan e Gabriel Sara) e escalar três atacantes, podendo dar uma chance a Rojas como titular.
Assim, ainda que diferentes alternativas estejam na mesa, Crespo ainda terá o treino desta sexta-feira (12) para decidir o time que irá a campo e decidir se mexerá ou não na formação e se utilizará ou não Luan como zagueiro.
O São Paulo joga neste sábado (13), às 16h30, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, diante do Novorizontino, em partida válida pela quarta rodada do Paulistão. O jogo será o último do Tricolor antes da paralisação do campeonato, prevista para o dia 15 de março, segunda-feira.
São Paulo, Zaga, Alternativa, Próximo, Jogo, SPFC
Vi no lance agora pouco q ele nao joga testou positivo pra covid desfalque
Diego NÃO
Não precisamos nos preocupar, Crespo já mostrou que não é pardal! Ou ele vai dar uma chance pro Rodrigo Freitas ou vai jogar igual o segundo tempo contra o Santos, com 2 zagueiros liberando Rojas pela direita.
Para de inventar bando de desgraça qye porra de Luan de zagueiro nao tem la o rodrigo freitas que e zagueiro de origem pra que inventar queimando o garoto colocar um volante sendo que tem o cara da posicao no banco
Boa chance pra testa a capacidade do Rodrigo como zagueiro e diferente de leo e Diego Costa e mais alto 188 contra 184 e 185
Se escalar o Rodrigo Freitas , ele entra pra não sair mais . Melhor zagueiro que temos , Walce é mais habilidoso , maa Rodrigo é mais seguro ....muito frio e seguro , foi elogiado até pelo Ricardo Rocha na época que trabalhava aqui . Sempre foi capitão , revezando com o Diego e o Walce , garoto merece mais oportunidades.
Estranha essa folga do Arboleda por tantos dias. Sei não, cheiro de covid ou negociação...
Colocaria o luan de zagueiro... tem bom Passe e o time fica mais veloz e ofensivo
continuando, saber se o Rodrigo serve ou nao pra ser zagueiro do Tricolor ou não, tem wue dar chances pro zagueiro.
Por questão de justiça deveria entrar jogando com Bruno Alves, Rodrigo e Diego Costa, Rodrigo mostrou na Copinha ,tem que saber se ele é
O crespo nao e o diniz que sabe jogar so de um jeito ele tem variações técnicas ele pode entrar com tres zagueiros mais dependendo do jogoele muda isso que falto no diniz por isso perdenos o campeonato
O time mudou totalmente no segundo tempo contra o Santos quando mudou para 2 zagueiros.
Deveria começar assim mesmo.
Volpi, Bruno,Diego,Luan, Vinícius, Nestor ,Daniel, Sara, Rojas, Luciano,Pablo
Não acho que seria uma boa desmontar o esquema com 3 zagueiros... acho que o ideal seria manter o esquema e subir o Rodrigo para titular nesse jogo, melhor do que improvisar.
Nestor deve jogar, foi muito bem e está ganhando espaço com o Crespo.
Meu time seria o seguinte:
Tem que manter o esquema de três zagueiros... Coloca o Diego e o Rodrigo pra saber se é possível contar com os muleques... Se o problema e sai jogando com qualidade só pedir pra os meias dar início a saída de bola
Volpi, Diego Costa, Luan, Bruno Alves, Igor Vinicius, Reinaldo, Dani Alves Nestor, Sara, Luciano e Rojas.
Eu acho deveriam dar uma chance pro Rodrigo. O esquema do crespo é com 3 zagueiros e já que utilizamos uma das inscrições pra ele precisamos dar uma chance, pode ser mais promissor do que imaginamos.