Festa cancelada ajuda São Paulo a evitar surto; entenda

Fonte UOL
CT da Barra Funda, do São Paulo, recebeu tendas na área externa para evitar que atletas convivam em ambientes fechados (Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Diferentemente de muitos de seus adversários no Brasileirão, o São Paulo não enfrentou até aqui um surto de covid-19 que desfalcasse o time na competição. Como isso foi possível?

"Conversamos sobre isso no clube. A conclusão a que chegamos é que o mais importante foi termos mantido o mesmo protocolo desde o começo, apesar de a sociedade relaxar durante a pandemia. Não relaxamos e conscientizamos os atletas de que não podiam relaxar", disse José Sanchez, mais experiente médico da equipe.

LEIA TAMBÉM: ARREBENTOU! São Paulo tem jogador indicado pela FIFA para seleção de melhores de 2020

Sem citar nomes, ele cita um caso que ilustra o trabalho de conscientização dos jogadores.
"Tive um atleta que queria fazer a festa de aniversário de um ano do filho. Expliquei os riscos, e ele não fez. O grupo de jogadores é bem comportado. A gente pede: 'se for ao mercado, vai, toma cuidado, não esquece de se higienizar e volta pra casa'. Na maioria das vezes eles vão do treino para casa. Procuramos fazer com que eles não fossem influenciados pelo clima de relaxamento na cidade", afirmou o médico.
Sanchez também aponta procedimentos como transferir treinamentos que eram na academia para tendas ao ar livre no CT e colocar funcionários higienizados para servir os jogadores em vez de deixá-los se servir como medidas de prevenção que ajudam a proteger o time.
Segundo ele, o São Paulo paga para fazer exames extras, além dos bancados pela CBF. "Assim testamos mais jogadores e estendemos os testes para profissionais como motoristas, seguranças e pessoal da cozinha. Costumamos testar 30 atletas por vez e 55, 56 pessoas no total. Outro ponto fundamental é não deixar o jogador que testa positivo chegar a se concentrar com os demais", explicou o médico que elaborou o protocolo tricolor com os demais membros do departamento.
Há ainda a preocupação com familiares dos jogadores. "Dissemos que, se eles pegarem, provavelmente, não haverá gravidade, mas pessoas que eles amam podem ter sérios problemas. Tem gente jovem morrendo", declarou.

Sanchez, porém, não critica o trabalho de colegas de clubes que enfrentaram surtos de covid-19. "Respeito o trabalho de todos. Sei que todos estão trabalhando bem, mas, às vezes, alguns não tem a mesma sorte".
São Paulo, Festa, Cancelada, Ajuda, Evita, Surto, SPFC
Avalie esta notícia: 36 0
VEJA TAMBÉM
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
- SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi



Comentários

quemtemmaisehtri
9 5
11/12/2020 11:54:07

SPFC faz o mínimo, o básico, mas infelizmente nem isso foi feito pelo governo brasileiro e população. Talvez se seguíssemos o exemplo do clube não teríamos mais de 180 mil mortos. Parabéns SPFC e Sanchez.

pereiral durval
5 0
11/12/2020 11:38:13

Que sirva de exemplos para todos os clubes de futebol!

eliabe santana
8 0
11/12/2020 10:11:09

Samuel, creio que é mais dentro daquilo que o Diniz sempre fala, é um conjunto de fatores que leva a ter ou não ter várias lesões, com todos os departamentos integrados (falando a mesma língua) fica mais fácil de trabalhar né?! Isso em qualquer ramo. É que todos criticávamos o dm porque é onde achávamos que era o problema, mas o assunto é mais profundo e complexo do que inicialmente imaginávamos. Eu mesmo fui um dos críticos, e ainsa até hoje sou em relação à algumas coisas, como por exemplo a recuperação do Rojas, mas tenho que reconhecer que errei em direcionar todas as "culpas" de lesões diretamente ao dm. Saudações tricolores, abraço.

samuel vilar
14 1
11/12/2020 09:23:31

Ano passado o DM era execrado. Hoje está sendo elogiado. Será que as críticas de ontem eram justas?

eliabe santana
14 0
11/12/2020 09:10:06

O trabalho está sendo feito com muita excelência e seriedade. Meus parabéns!

tricolaço7
ouro
29 0
11/12/2020 08:59:12

Tem que continuar assim!!!
Estamos brigando por algo muito grande. Todos eles podem botar o nome na história do clube, estamparem suas imagens na sala de troféus.
Então não pode relaxar.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias