O atacante Joao Rojas, do São Paulo, completa, nesta terça-feira, dois anos sem disputar uma partida oficial. No dia 26 de outubro de 2018, ele entrou em campo diante do Vitória, pelo Brasileirão, e saiu de campo chorando, com dores no joelho.
No dia 27, os exames diagnosticaram uma ruptura do tendão patelar do joelho direito do atleta. No dia 1º de novembro de 2018, o atacante realizou uma cirurgia para reconstituir os ligamentos. A expectativa era que Rojas retornasse em um período máximo de nove meses.
LEIA TAMBÉM: São Paulo define numeração para Sul-Americana e sequência da temporada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/d/f/zw0jiiQCS9xx4c90GHMQ/18-10-info-joelho-direito-patela-rojas.jpg)
Primeiro lesão de Rojas no joelho — Foto: Infoesporte
No entanto, os planos mudaram 10 meses depois. No dia 13 de agosto de 2019, o São Paulo informou que durante a fase final de recuperação da primeira lesão, o jogador apresentou novas dores no local.
Os exames complementares, então, diagnosticaram que Rojas teve um ruptura do tendão quadricipital do joelho direito prestes a retornar aos gramados. Uma nova cirurgia precisou ser realizada e toda a evolução anterior foi perdida.
Como seu contrato com o São Paulo era válido até 31 de julho deste ano, o clube seguiu o tratamento de Rojas e deu todo suporte ao atleta.
Devido a duas lesões seguidas, a recuperação de Rojas foi mais demorada do que o comum em casos de fraturas no joelho. O atacante precisou de um cuidado ainda maior e teve o agravante da pandemia do novo coronavírus, que atrasou alguns processos.
Para que o jogador pudesse mostrar novamente o seu futebol no clube, o São Paulo decidiu prorrogar o contrato de Rojas mesmo em fase de recuperação. Em agosto deste ano, as partes acertaram o novo vínculo até fevereiro de 2021.
Nessa prorrogação contratual, São Paulo e Rojas combinaram uma cláusula de renovação automática do contrato até o fim de 2021 baseada em meta de jogos.
Para isso, Rojas precisa participar de 40% dos jogos do São Paulo até fevereiro de 2021. A participação está condicionada a entrar em campo e não apenas ser relacionado.
No início deste mês, a esperança do torcedor em rever Rojas em atividade aumentou. Durante o treino do dia 8 de outubro, o atacante participou pela primeira vez de uma parte do treino coletivo após quase dois anos.
Apesar disso, ainda não há uma data definitiva para que o jogador dispute uma partida oficial. Devido ao longo período sem esforços de um atleta profissional, ele terá que fortalecer bem a perna direita até estar 100%.
Clinicamente, Rojas está recuperado. Mas o clube vê necessidade de o jogador ganhar ritmo, força e confiança antes de retornar. Ele está em fase de transição.
Aos 31 anos, o equatoriano fez apenas 20 jogos com a camisa do São Paulo e marcou um gol (na vitória contra o Vasco, por 2 a 1, no Brasileirão de 2018).
São Paulo, Recuperação, Rojas, Quase, Anos, Campo, SPFC
Quando a gente lê, a lesão parece ser simples. Mas quando a gente olha a imagem acima, dá pra imaginar o quão complexa foi a lesão e a cirurgia. Força ao Rojas, que nos 20 jogos honrou a camisa tricolor.
Essa coisa acho que fez transplante de pernas
Vai voltar bem, se Deus quiser, PP 31anos é velho tem jogador com mais de 40 anos jogando série A.
O cara era um foguete,tomara que volte bem,mas acho que já era...dois anos sem jogar e ainda com 31 anos...
Não sei de quem é a culpa por tanto tempo, do jogador certeza que não é, mas nesse esquema do Diniz, o Rojas cairia como uma luva se voltasse bem, marca bem, e tem o que não temos no elenco, velocidade e é bom no mano a mano, além das assistências, com ele um roda no meio, e fica um time mais competitivo e rápido, para isso tem que voltar bem, pois meia boca já tem no time titular.
Esse ai era bom jogador, mas infelismente não voltará a render o esperado, é melhor se aposentar logo.
O DM do SP tem sim responsabilidade. Não dá aceitar passivamente que 2 anos sem jogar foi por pura obra do acaso. No Flamengo, o Diego quebrou o tornozelo em agosto/19 e 3 meses depois já estava em campo. Na boa, a vitima disso tudo aí é o pobre do Rojas. Espero que volte. É um bom jogador
Torcida fala muita coisa sem saber, a materia tem até desenho e os kras continuam falando bobagem, o importante é reclamar não importa do que. Todas cirurgias especificas no SPFC são feitas um dos maiores especialista em joelho do Brasil, Dr. Moisés Cohen.
OH! DEPARTAMENTO MEDICO sem vergonha, sao todos velhos é igual ao Departamento Tecnico. FORA com todos ELES.
Agora tbm o Valce teve que operar outra vez, quando estava em recuperação da primeira operação, tem que reformular todi DM urgentemente.
Esse departamento medico do tricolor esta muito ruim
Saudade do tempo que o São Paulo era refencia mundial na medicina esportiva
Nosso departamento médico, não é mais o mesmo. Na medicina moderna, contusão no joelho não é tão complicada. Alguém aí se lembra do caso do Luís Fabiano? Ocorreu o mesmo, fizeram a cirurgia, algo deu errado, ele demorou a retornar aos gramados. Desejo sorte ao Rojas.
Não dá para falar em erro médico visto que outras problemas foram diferentes... é esperar para ve lo com a cajuína tricolor mostrando seu vestíbulo e torcer para mostrar todo o futebol que ele sabe jogar!!! Força parceiro
Tá na cara que foi erro médico, dois anos ,mas nem no sus.
*** que vergonha esses velhos do D.M.... tudo ultrapassados
Esse é um verdadeiro caso perdido, reflexo da baderna que vive essa gestão leco e companhia...
Antigamente o DM do São Paulo era referência todos todos jogadores principalmente os que estavam na Europa vinham tratar suas lesões , hoje vdd seja dita o DM está sucateado ultrapassado e a prova disso são o resultado nos próprios jogadores que se machucam e demoram mais que o devido pra voltar a jogar
Ta muito enrolado essa história 2 anos ja
Eu já vi gente aqui no site comparar o caso dele com o do Ronaldo. É evidente que ele não voltará em alto nível. E Rojas nunca foi craque, longe disso, apenas um jogador esforçado, mas limitado, que não sabia finalizar (não deve ter aprendido nestes dois anos). Tem torcedor de vídeo-game que acha que o tempo não passa.
Se depender desse diniz vai jogar nunca mas esse cara e o melhor se jogar igual antes
Rojas e walace jogador de futebol nao é carro ou eletrodomésticos que vai fuçando até arrumar ou trocar peça, o dpto medico do sp é uma vergonha um absurdo isso operou o Rojas e o Wallace e teve que corrijir as cirurgias isso é inadiminissivel ,na espoca da contusao do Rojas o Diego do flamengo teve contusao semelhante e volto em 3 meses, ja no sp é isso ai fica piorando o jogador!
Na boa esse departamento do spfc já deu não é o primeiro caso de um atleta refazer uma cirurgia tem que limpa o spfc começa do zero desdo presidente
Estamos torcendo pra que retorne bem , que vc possa mostrar o futebol que vinha apresentando quando chegou
Depois de ficar esse tempo no DM vai sair uma "nova criatura" k