Fernando Diniz fica? Como é o treinador aos olhos dos torcedores de seus ex-clubes?

Fonte ESPN
Gênio, louco, intempestivo, revolucionário. Existe apenas uma unanimidade sobre Fernando Diniz: ninguém o enxerga dentro de um rótulo comum. A simples citação do nome do treinador já desperta opiniões extremas. E a filosofia do boteco diria que a verdade talvez esteja escondida entre os dois lados.
A inesperada eliminação contra um desfigurado Mirassol pelas quartas de final do Campeonato Paulista colocou Diniz e seus métodos novamente em xeque. A menos de um ano no cargo, o treinador de 46 anos chegou ao São Paulo para substituir Cuca e respaldado pelos veteranos Hernanes e Daniel Alves, que, recentemente afirmou: "Diniz hoje é um treinador que não é para o Brasil. O conceito é muito mais inovador, mais moderno, mais completo".
Logo de cara, um empate em 0 a 0 contra o embalado Flamengo, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time oscilou bastante, mas Diniz levou o time à sexta posição, o que garantiu uma vaga para a Copa Libertadores deste ano. Até a parada forçada pela pandemia do novo coronavírus, o São Paulo vivia um momento de calmaria. O time, já classificado para o mata-mata do Paulistão, parecia prestes a engrenar de vez e dar o passo além, capaz de tirar o clube de uma fila indigesta de títulos - a última taça levantada foi a Copa Sul-Americana, em 2012.
Se a ira atual dos são-paulinos é visível nas redes sociais, nas notas publicadas pelas organizadas, ou até mesmo pelas declarações de membros da oposição política dentro do clube, como Fernando Diniz é enxergado pelos olhos dos torcedores de seus ex-clubes? Há algum ponto de convergência ou indício de um roteiro parecido?
Fernando Diniz ganhou visibilidade quando levou o Audax ao vice-campeonato Paulista contra o Santos, em 2016. Sem chutão e com toque de bola envolvente, uma anarquia muito bem organizada. Mas seria capaz de repetir a fórmula entre clubes maiores, onde é intrínseca a obrigação por títulos?
"Não foi o futebol mais eficiente, como os próprios resultados mostraram, mas foi o mais vistoso em relação a toque de bola, construção de jogadas, de um modelo de jogo bem definido", diz Gabriel Menezes, torcedor do Fluminense, justamente o último time treinado por Diniz antes de assumir o São Paulo.
"O que mais decepcionava era a conclusão de jogadas. O Fluminense chegava bastante no ataque, mas não conseguia transformar em gol", complementa.
Apesar da demissão com o time na zona de rebaixamento do Brasileiro (9 derrotas nas 15 primeiras rodadas), houve comoção dentro do elenco. "Foi uma chuva de mensagens dos jogadores em apoio ao Diniz após sua demissão. Não era um 'paizão', mas sabia inflamar o vestiário", relembra Gabriel.
As variações táticas de Fernando Diniz já renderam frutos para alguns jogadores. É o caso de Tchê Tchê que, ainda no Audax, se tornou um volante que flutua por todo o meio de campo e logo após o vice-paulista foi comprado pelo Palmeiras. Hoje jutos novamente, o treinador admite que a relação nem sempre foi amistosa. No programa "Mesa Redonda", da TV Gazeta, Diniz confessou: "Quando eu cheguei no Audax, o Tchê Tchê não me suportava. Ele ficava bravo porque eu cobrava, falava que ele tinha que mudar".
Não foi um episódio isolado. Em 2017, também pelo Audax, a imagem de Fernando Diniz com o dedo em riste, mandando o zagueiro e capitão do time André Castro se calar após falhar em um gol do São Paulo, lhe fez ganhar o selo de alguém explosivo e arbitrário. Curiosamente, Fernando Diniz é formado em Psicologia e por diversas vezes justificou seus excessos como forma de estimular a evolução dos atletas.
Em 2015, pelo Paraná Clube, Diniz também discutiu com Rafael Carioca no gramado e, após um atrito, rebaixou Jean, um dos principais jogadores do time à época, para a equipe sub-23. Para Gabrielle Bizinelli, torcedora do Tricolor, os problemas de relacionamento tiveram grande impacto em sua curta passagem pelo clube - apenas 17 partidas.
"O Diniz chegou ao Paraná já implementando seu estilo, com muita posse de bola, mas não funcionou com o passar do tempo. Ele era bastante enérgico nos treinamentos, o grupo já não jogava por ele e a situação ficou insustentável. Não era uma unanimidade e sua saída nem foi contestada pela torcida", diz.
Os últimos anos foram de grandes conquistas para o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Os títulos coincidiram com a saída de Fernando Diniz e a promoção de Tiago Nunes, que treinava a equipe sub-23, mas para Lucas Filus, torcedor do Furacão, a passagem de Diniz foi importante para moldar o time que se destaca no futebol brasileiro atual.
"O Tiago Nunes pegou este embrião do trabalho do Fernando Diniz e transformou em um time muito mais competitivo, que sabia dosar entre uma saída de bola mais corajosa e o momento de fazer um jogo mais direto, co menos riscos", explica.
Em 2018, Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, garantiu, em entrevista ao blog do jornalista Julio Gomes, do Portal UOL, que Fernando Diniz só sairia do Furacão por vontade própria. "Pode perder, pode cair para a segunda divisão. É uma realidade. Pela primeira vez eu tenho dentro do projeto algo que me encaixa”. Seis meses depois, com o time na zona de rebaixamento do Brasileirão, demitiu o treinador.
"O torcedor tinha muita expectativa em relação ao Diniz, que já era considerado especial pelo estilo de jogo e pelas ideias, mas no fim os pontos negativos foram maiores, com o time muito espaço entre os setores, quando perdia a bola era um sofrimento uma bagunça", diz Filus, que também destaca a questão do relacionamento com o elenco.
"Surgiram vários rumores de rachas dentro do grupo por conta de algumas ideias extremas do treinador. Também havia o incômodo dos jogadores da base, que não tinha espaço ou eram aproveitados fora de posição. O Bruno Guimarães, que hoje brilha no Lyon, chegou a jogar de zagueiro", lembra.

A uma semana da estreia do Campeonato Brasileiro, o departamento de futebol do São Paulo não dá sinais de que pretende romper com Fernando Diniz. Mas a pressão por resultados continuará intacta. As eleições no fim do ano também farão a temperatura aumentar nos bastidores do clube. Gênio ou louco, Fernando Diniz tem pouco tempo para provar que as suas ideias correspondem aos fatos.
São Paulo FC, Tricolor, SPFC, Fernando Diniz
Avalie esta notícia: 6 1
VEJA TAMBÉM
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
- Melhores momentos da vitória do Tricolor! Confira os gols e os lances da goleada do São Paulo!
- Vitória do São Paulo!!! Tricolor atropela o Internacional e mantém viva as chances de ir para a Liberta



Comentários

andré barreto
1 0
04/08/2020 13:27:46

Lixo

renato reis
1 0
04/08/2020 07:53:46

Se não contratar jogadores com fome de títulos vai ficar difícil, infelizmente ja faz tempo que quer títulos no Tricolor é só o torcedor!!

f?riatrikolouco
2 2
03/08/2020 22:59:47

Ah mais o SP só vive trocando de treinador blá blá blá SÓ TRÁS TREINADOR PORCARIA PORRA! Trás um treinador decente, que cheira títulos (Renato Gaúcho, Sampaoli, Thiago Nunes etc)...Não, mas eles vão e trazem um estagiário que é esse Diniz, ****

lucas kisil
1 0
03/08/2020 22:10:50

Fora

lucas kisil
5 0
03/08/2020 20:08:41

Fora ja

valdemir de lima
6 2
03/08/2020 19:42:42

Time de ***** técnico fraco vagabundo

maninho dantas
3 1
03/08/2020 19:32:57

Vai ficar até o fim do ano, até pq o ano acabou pro São Paulo, depois daquele vexame. Mas não dá pra defender um técnico que não tem um título jo currículo

oscar ferreira
3 3
03/08/2020 19:30:52

Ate Rogerio Ceni foi esculhambado daqui, o tecnico e importante so que tem muito mais. O PRESIDENTE

dery dery
3 4
03/08/2020 19:22:23

Quando o são Paulo vendeu o seu melhor jogador, agora é fácil jogar a culpa no técnico

jefferson de almeida moura
6 1
03/08/2020 18:58:25

Na minha visão é um bundão,fraco e classificou o curintias,então vai toma no c...

paulo monteiro de mello
5 0
03/08/2020 18:32:50

Era uma ***** sem títulos antes da parada, hoje é uma ***** na final com o Corinthians

flavio ribeiro
8 0
03/08/2020 18:21:56

Esse treinador é muito inteligente!!! Ta conseguindo enganar poucos por muito tempo. Nunca ganhou nem bingo em quermece e ainda tem gente querendo a continuidade dele como treinafor do SPFC, na realidade nem deveria ter sido contratado.. O único jogo que deveria perder ele ganhou....

raazuko
5 0
03/08/2020 17:20:33

Técnicos brasileiros eu só vejo 4 com condições de treinarem o São Paulo, sendo apenas 1 deles, no cenário atual, possível.
1 - Renato Gaúcho (Não sai do Grêmio e, se sair, não viria para o SP)
2 - Jorge Sampaoli - (Não sai do Atlético Mineiro, já que acabou de fechar)
3 - Rogério Ceni - (Não vem enquanto o câncer do Leco for o Presidente)
4 - Roger Machado. Esse é o único que eu acho que conseguiria vir. Mas acho improvável.
Até hoje acho que poderiam ter dado mais chances ao Diego Aguirre. Talvez se ele tivesse ficado, teríamos ganhado algo, já que ele conseguiu fazer aquele time de 2018 jogar bola.

bob
Bob
4 6
03/08/2020 18:09:38

Tem que manter ele. Até trocar essa presidência. Sei que ele não é umm treinador bom. Mas também não é ruim.

regina fontes
3 2
03/08/2020 18:02:01

So vou asistir sao paulo quando dinis sair e nao ver no time titular tuafran vitor bueno reinsldo aborfoketz pato dsnitl alves nao da mais vaif perder do goias com certeza clasificou o corintias e aida dar o titulo so corintians

jose antonio bringel
3 4
03/08/2020 17:56:34

Esse time é uma ***** e jamais vai ganhar nada comida do corintias k

carlos henrique barros de oliveira
5 3
03/08/2020 17:51:44

O problema nao e o Diniz sao o Leco e o Raí o tricolor pode trazer o Messi e o CR7 que eles vao conseguir perder títulos

carlos henrique barros de oliveira
2 5
03/08/2020 17:48:16

O problema não é o Diniz e sim o Leco e Raí

rafael crespo
4 1
03/08/2020 17:37:18

Pra que trocar se está dando certo? O Auge antes da quarentena foi perder para um time que levou de 8 do river. Agora é treinar para voltar nesse nível.

santos gomes
5 2
03/08/2020 17:21:57

Infelizmente esse aprendiz de treinador vai ficar,e por onde esse incompetente passou não deixou saudades,esse cara é só fracasso!!

anderson jonas gomes araújo
5 1
03/08/2020 17:05:12

#ForaLeco #ForaRay #ForaDiniz se continuarem vai continuar a vergonha...

marcelo chamba
10 1
03/08/2020 17:02:05

Mais uma péssima notícia!

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net