Nos últimos anos o São Paulo pode ser considerado um ótimo vendedor de jogadores, mas um mal comprador. A conclusão é de estudo feito pelo Comitê Financeiro do Conselho Deliberativo tricolor, apresentado na última terça.
O levantamento mostra que entre 2003 e 2015 o São Paulo arrecadou cerca de R$ 538 milhões com a venda de atletas. Mas, no mesmo período, gastou aproximadamente R$ 490 milhões trazendo reforços. Ou seja, apenas 8,9% (R$ cerca de 48 milhões) da receita gerada pela negociação de atletas não foi gasta com a compra de jogadores.
Baseado em análises do consultor Amir Somoggi, o comitê mostrou também que entre 2013 e 2015 o clube do Morumbi foi o que mais gastou com seu departamento de futebol entre os maiores times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Foram R$ 757,3 milhões contra R$ 737 milhões do Corinthians, segundo colocado, e R$ 657,4 milhões do Cruzeiro, terceiro da lista.
Outro dado importante dessa análise das contas do clube é o de que no primeiro trimestre de 2016 o São Paulo estourou sua previsão orçamentária em cerca de R$ 10 milhões. Mas há indícios de que essa diferença cairá, já que o clube acaba de anunciar contrato de patrocínio com a Prevent Senior.
Juntando passado e presente, o comitê, presidido pelo conselheiro e diretor da Federação Paulista Jaime Franco, recomendou cautela ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, nas contratações. A sugestão é para que o dirigente só compre atletas após a obtenção da quantia correspondente ao gasto e que não comprometa praticamente todo o dinheiro disponível.
O cartola disse, por meio da assessoria de imprensa do clube, que pretende seguir a sugestão. Porém, ele é cobrado pelo técnico Edgardo Bauza para trazer cerca de cinco jogadores. A meta do dirigente é reforçar o time, além de tentar assegurar a permanência de Maicon, mas sem assumir compromissos que agravem o cenário apresentado pelo comitê. Esse quadro deixa como alternativa mais viável para a diretoria apostar em trocas.
Durante a reunião em que o estudo foi apresentado, Leco elogiou o trabalho do comitê, mas se queixou de que o relatório valoriza mais fatos negativos do que positivos. Nesta quarta, porém, também por meio da assessoria, afirmou que sua colocação foi mais em tom de brincadeira do que de crítica.
O levantamento, feito com documentos cedidos pela direção e estudos de auditorias especializadas, foi elogiado por conselheiros da situação e oposição.
“Comparamos o São Paulo em vários índices com os principais clubes do país. Nosso objetivo era alertar o conselho para a real situação, sem fins políticos, e ajudar a diretoria a tomar as medidas corretivas necessárias rapidamente. Verificamos que o São Paulo é o menos endividado entre essas equipes, mas tem a imagem de ser o clube mais endividado. Só que o nosso endividamento é o que mais cresceu entre 2010 e 2015. Vendemos jogadores muito bem, mas gastamos uma monstruosidade nas compras. No primeiro trimestre de 2016, os balancetes estão azuis (apesar do estouro orçamentário), mas o presidente não pode cair na tentação de contratar sem pensar no equilíbrio financeiro”, afirmou Franco.
Outro fato mostrado pela comissão como sinal de alerta é alto comprometimento da receita do clube com o departamento de futebol. O estudo apontou que em média o São Paulo gasta 80% de sua arrecadação com a equipe. Como comparação, apontou o Flamengo com o uso de 45% de sua verba no futebol.
O Comitê Financeiro foi criado pelo presidente do conselho são-paulino, Marcelo Abranches Pupo Barboza, para acompanhar o orçamento e as contas do clube periodicamente.
SPFC descobre que é bom de venda e ruim de compra. Como isso afeta reforços
Fonte Blog do Perrone
2 de Junho de 2016
Avalie esta notícia:
76
9
VEJA TAMBÉM
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- NOVO REFORÇO? Volante ex-capitão do Inter é oferecido ao São Paulo em saída do México
- VÍDEO: OFICIAL! ARBOLEDA ESTÁ DE VOLTA E SÃO PAULO TAMBÉM DECIDE FUTURO DE RAFINHA!
- Reviravolta no São Paulo: Arboleda será reintegrado e volta aos planos de Dorival
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo