Depois de quatro meses sem uma partida oficial do Tricolor no Morumbi, o São Paulo retorna hoje (2) para casa a fim de confrontar o Oeste em jogo válido pelo Campeonato Paulista.
Desde 28 de novembro de 2015, quando o clube venceu o Figueirense por 3 a 2, no Campeonato Brasileiro, os são-paulinos não vêem uma exibição da equipe no gramado do Cícero Pompeu de Toledo. 126 dias sem futebol profissional...
Esse período é o nono maior da história do Tricolor longe dos domínios do time. Inaugurado em 1960, inacabado, o Estádio do Morumbi levou ainda longos dez anos para ser concluído. Nesse intervalo de tempo, o São Paulo teve de se ausentar algumas vezes da própria casa para dar espaço às obras de construção (entre os dez maiores períodos afastado do campo, seis foram por esse motivo).
O recorde de tempo longe do Gigante é de 280 dias, compreendidos entre 29 de setembro de 1963 e 5 de julho de 1964, quando, a duras penas, o São Paulo ergueu mais um “vão” de arquibancadas (o único construído entre 1961 e 1968).
Entre 1995 e 1996, o Cícero Pompeu de Toledo passou por profundas reformas estruturais nas colunas de sustentação e nas arquibancadas. Esse é o segundo maior período longe de casa, encerrado com a reabertura parcial do estádio (diversas melhorias foram concluídas até 1998) no jogo amistoso contra a seleção olímpica da Dinamarca.
Outro momento marcante de saudades do Morumbi ocorreu em 1974. Pelo mesmo motivo que em 2016 – reforma do gramado –, o Tricolor esteve distante de sua sede, mas daquela vez por mais de seis meses. A equipe são-paulina deixou, até mesmo, de jogar uma final de Copa Libertadores da América em seu território (No Pacaembu, o São Paulo venceu o Independiente por 2 a 1, mas perdeu o título da competição após derrotas no jogo de volta, na Argentina, e na partida desempate, no Chile).
Agora, de volta ao templo da são-paulinidade, o São Paulo conta novamente com o apoio irrestrito de sua torcida!
OS DEZ MAIORES PERÍODOS AUSENTES DO MORUMBI
