Nesta quarta-feira, o São Paulo entra em campo pela Libertadores para enfrentar uma equipe jovem e desconhecida do torcedor brasileiro, mas já com um histórico vencedor: o Universidad Cesar Vellejo, da cidade de Trujillo, a 560km de Lima, capital do Peru. A partida está marcada para 21h45 (horário de Brasília), no estádio Mansiche, com capacidade para 25 mil torcedores.
A equipe foi fundada por César Acuña, ex-prefeito de Trujillo e também ex-governador da província de La Libertad, que será candidato a presidente do Peru nas eleições deste ano, marcadas para 10 de abril.
Empresário de sucesso, ele é dono de um consórcio educativo que possui três grandes universidades particulares, entre ela a César Vallejo (UCV), fundada em 1992 e que homenageia um famoso poeta peruano - por isso, o apelido do time é Los Poetas.
Amante dos esportes, Acuña criou o Club Deportivo Universidad César Vallejo em 1996, com o sonho de colocá-lo rapidamente na primeira divisão peruana e representar sua faculdade no âmbito esportivo, nos moldes dos chilenos Universidad de Chile e Universidad Catolica.
Oferecendo toda sorte de cursos, desde medicina a direito, passando por economia e educação física, é a universidade que paga as contas e os salários da agremiação.
Acuña, porém, também sofre com acusações de corrupção no Peru. Em 2011, por exemplo, ele teve suas contas bancárias investigadas após sua própria esposa, Rosita, denunciá-lo por lavagem de dinheiro - à época, ele era prefeito de Trujillo.

Cesar Acuña é o dono da UCV
No ano seguinte, o político e seu partido (Alianza para el Progreso) foram multados em 9 milhões de sóis (R$ 10,6 milhões) pela Oficina Nacional de Processos Eleitorais depois que foi provado que a Universidad César Vallejo, propriedade de Acuña, havia feito doações em valores 10 vezes acima do permitido para o Alianza para el Progreso.
Já em 2013, um vídeo no qual Acuña admite ter comprado votos em sua eleição para prefeito vazou na imprensa. O político admitiu a veracidade da gravação, mas se defendeu alegando que nunca usou dinheiro público para esse fim. Contudo, ele foi investigado pelo uso de dinheiro do banco estatal Caja Trujillo para promover campanhas e melhorar sua imagem.
Sucesso meterórico
Logo em seu ano de estreia, 1996, o Universidad César Vallejo foi campeão da terceira divisão estadual, iniciando sua trajetória rumo à glória.
Nas temporadas seguintes, o UCV foi subindo degrau a degrau e chegou à elite nacional em 2004, depois de vencer a Copa Peru-2003, competição que tem clubes de todas as divisões, e até mesmo amadores e semi-amadores.
Em 2005, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão, mas voltou ao ser campeã da Segundona em 2007. Desde então, não saiu mais da elite.
Com campanhas sólidas ano a ano, participou pela da Copa Sul-Americana de 2010, tendo sua primeira experiência internacional. Em 2014, novamente na Sul-Americana, o time ganhou certa notoriedade no Brasil, ao eliminar o Bahia, nos pênaltis, nas oitavas de final do torneio.
Com a crise financeira dos gigantes do futebol peruano, como Alianza Lima e Sporting Cristal, o Universidad César Vallejo, ao lado de outros times menores, mas bem estruturados, como o Juan Aurich, o León de Huánuco e o Real Garcilaso, tomaram conta do futebol local.

Vallejo foi campeão do Torneo del Inca
Prova disso é que, em 2016, a equipe de Trujillo vai disputar pela segunda vez a Libertadores. Isso dois anos depois do César Vallejo ter sido apontado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) como melhor time do futebol peruano.
A classificação veio por causa do título do Torneo del Inca, competição que é disputada antes do Campeonato Peruano. Na final, o UCV bateu o poderoso Alianza Lima por 3 a 1, em pleno Estádio Nacional de Lima, que tradicionalmente recebe os jogos do rival.
O elenco da equipe laranja, por sua vez, é baseado no "bom e barato", com poucos "medalhões" do futebol peruano. Entre os poucos destaques mais famosos, chamam a atenção o meia uruguaio Rinaldo Cruzado, ex-Chievo Verona-ITA, e jogadores da seleção inca, como o atacante Daniel Chávez, ex-Brugge-BEL.
Para a Libertadores, o time universitário se reforçou com alguns nomes rodados, como o atacante colombiano Luis Perea, ex-Atlético Nacional-COL e Criciúma, e algumas jovens apostas, como o zagueiro José Canova, ex-Alianza Lima e também da seleção, de 23 anos.