[SPFC.Net] O primeiro treino e o primeiro jogo da história do São Paulo – por Wender Peixoto

Fonte SPFC.Net
20 de Junho de 2015
Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo treinou pela primeira vez na semana seguinte. Em 02 de fevereiro o clube convocou seus jogadores, em comunicado oficial através dos jornais, a comparecerem na Chácara da Floresta, utilizada como centro de treinamento e estádio.

Os seguintes jogadores faziam parte do elenco: Abate, Alves, Angelo, Annibal, Arthur, Barthô, Caetano, Clodoaldo, Cassiano, Duillo, Formiga, Faria, Infante, Jayme, Jahu, Joãosinho, Lara, Lima, Luizinho, Mário, Miguel, Milton, Nestor, Nettinho, Olavo, Octacílio, Passos, Romeu, Roque, Rueda, Seixas, Scott, Serrote, Sergio, Trigo, Villela, Waldemar e Zuanella.

Registro fotográfico do primeiro treino. O time B utiliza colete.
O primeiro jogo do São Paulo em competição aconteceu no dia 9 de março de 1930 no Torneio Início do Campeonato Paulista. Na ocasião, enfrentou o Ypiranga aplicando uma vitória de 3x0 sobre o adversário. O primeiro gol da história do São Paulo em competição foi marcado por Afrodísio Camargo Xavier, o centroavante conhecido como Formiga.
O Diário Nacional de 11 de fevereiro noticiava que o primeiro gol da história do São Paulo em competição surgiu de uma cobrança de falta feita por Friedenreich que deu assistência para Formiga soltar uma bomba de fora da área. Um golaço.

São Paulo Futebol Clube 3 x 0 Clube Atlético Ypiranga
Torneio Início do Campeonato Paulista (1930)
2ª Fase - Partida Única
Data: 09/03/1930
Local: Chácara da Floresta (São Paulo/SP)
Gols: Formiga, Araken e Friedenreich (SPFC).
São Paulo
Nestor; Clodoaldo e Barthô; Abate, Rueda e Sergio; Formiga, Siriri, Friedenreich, Araken e Zuanella.
Técnico: Rubens Salles
Ypiranga
Guerreiro; Zica e Zaca; Amadeu, Guanabara e Salvador; Rebolo, Barroso, Perino, Xinda e Álvaro.
Técnico: Não disponível
“A entrada do São Paulo em campo assinala uma verdadeira epopeia: enquanto os onze percorrem o gramado retribuindo as aclamações da assistência enorme, ouve-se o estrondar de uma salva de 21 tiros”. Noticiaram a Folha da Noite e o Diário Nacional. Nascia um clube gigante entre os primeiros.

Pesquisa:
Acervo Folha
Diário Nacional
Saopaulofc.net
SPFCpédia
Wender Peixoto
Twitter: @peixotowender
Avalie esta notícia: 60 4
VEJA TAMBÉM
- 2 reforços de peso! Lucas e volante titular avançam antes do SanSão
- Quase veio: Gustavo Scarpa explica o porque de ter recusado o São Paulo
- São Paulo, Atlético-MG e gigante europeu disputam a contratação de Nicolás Scotti, joia uruguaia
- Desfalques importantes: São Paulo se prepara para enfrentar o Santos com perdas de peso
- São Paulo pode perder contrato de R$1 bilhão por conta de medidas federais; entenda



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net