Especialista cita estratégias para coibir violência no futebol

Maurício Murad, sociólogo e professor, propõe medidas para acabar com realidade de insegurança no futebol. O sociólogo também condena punições coletivas às organizadas

Fonte Lancenet
Murad defende dissociação entre entidades e torcidas para evitar financiamento
O sociólogo e professor Maurício Murad, especialista em violência no futebol, analisou a ação da Polícia Militar de São Paulo, que determinou cinco mandados de prisão para torcedores organizados do Corinthians, como apenas o início do trabalho para coibir a ação desta minoria volenta. O sociólogo também listou medidas a médio e longo prazo a serem feitas por estado e clubes para acabar com a realidade de insegurança.
Murad também discordou de decisões já tomadas em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, que baniram de estádios ou tentaram desfazer as torcidas organizadas. O professor desenvolve pesquisa em que expõe apenas entre 5% e 7%, dentro das organizadas, os torcedores com atitudes violentas, o que, para ele, inviabiliza punições ao coletivo.
Entenda o pensamento do sociólogo
A ação da Polícia é uma medida de caráter repressivo. Ajuda, é importante, mas não soluciona. Precisa-se desenvolver medidas de caráter preventivo, como controle de redes sociais, infiltração de policiais dentro destas facções e algo que já venho defendendo há uns anos: um disque-denúncia de torcidas organizadas. O disque-denúncia é necessário para garantir o anonimato, já que estamos lidando com facções também criminosas. Esta medida, aliás, serve como prenvenção e também com caráter educativo, que é o próximo passo.
As medidas preventivas servem a médio prazo. A longo prazo, o ideal seriam medidas de caráter educativo, como permanente campanha de jogadores, times e mídia para chamar anteção para a criminalidade, para tentar mudar a mentalidade ou coibir uma minoria violenta. Esta ação da polícia ajuda, mas não é suficiente. Medidas de caráter preventivo e educativo também precisam ser feitas para ganrantir esta mudança de mentalidade.
Um conjunto de causas ajudam a entender a violência no futebol. Uma delas é esta relação entre os clubes e estas facções. O clube tem de fiscalizar. E, além de fiscalizar, ficar totalmente independente destas facções, não se expor a este tipo de relação. Esta ligação, entre clubes e oraganizadas, com ajuda financeira, por exemplo, transforma estas facções em verdadeiras indústrias. Isto alimenta a violência e o cambismo de ingressos. Estas são facções criminosas e são donas do futebol, o que não poderia acontecer.
A impunidade é pior problema no Brasil. É gravíssimo, porque dá impressão de que pode-se tudo. A Justiça tem de ajudar a ação da PM, levar o julgamento às últimas consequências. A ação da Polícia tem de ter continuidade na Justiça.
Em pesquisa feita por mim, mostra-se que esta atitude violenta é de apenas uma parte das torcidas, cerca de 5% a 7% dos torcedores organizados. Portanto, acabar com estas instituições não é o caminho, não se pune o coletivo pela ação de alguns.
Por exemplo, quando um parlamentar comete um deslize, todo o congresso não é punido, e sim o indivíduo. Punições de caráter coletivo não cabem porque, dentro de uma minoria, que são as torcidas organizadas, um número ainda menor comete estes atos violentos. O todo não deve ser punido pelo erro destes poucos.
Avalie esta notícia: 5 4
VEJA TAMBÉM
- DECISÃO TOMADA! Arboleta tem reunião definitiva e faz acordo com São Paulo: permanência ou adeus?
- Após sumiço, São Paulo pune Arboleda e traça plano para negociação
- URGENTE! Arboleda reaparece no CT da Barra Funda e São Paulo estuda rescisão por justa causa
- VÍDEO: Tudo sobre a grave lesão de Lucas Moura no São Paulo e os próximos passos
- DE SAÍDA? Ferreirinha entra na mira do exterior e São Paulo analisa ofertas



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Bahia
Bahia
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net