Campeonato Paulista é alvo de críticas em sua fórmula (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A bola já rolou no último fim de semana para a primeira rodada do Campeonato Paulista, mas a fórmula da competição, adotada nesta temporada, ainda chama a atenção. No “Bem, Amigos!”, o comentarista Alberto Helena Jr. chamou a disputa de “bizarra”, em meio à avaliação de que Santos e Corinthians são favoritos ao título estadual. Sem nenhum clube paulista na Taça Libertadores, a expectativa é que os quatro grandes clubes mostrem força máxima.
- Esse campeonato é tão bizarro que, para usar um termo recuperado recentemente, um time pode perder todos os jogos de uma chave, junto com todos os demais da chave, e se classificar para disputar o mata-mata. Uma coisa que não dá para acreditar - afirmou.
São quatro grupos com cinco times. Na primeira fase, com 15 rodadas, as equipes de cada grupo jogam contra todos os times das outras três chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas. As quatro piores equipes no geral serão as rebaixadas. A fórmula permite, por exemplo, que todos os cinco clubes de um grupo percam seus jogos e, mesmo assim, um deles avance, sem nenhum ponto conquistado, mas nos critérios de desempate. Os outros quatro, porém, seriam os rebaixados. E a segunda vaga nesse "grupo zerado" seria do melhor terceiro (dentre os outros grupos).
O apresentador do "Globo Esporte" Tiago Leifert não negou a fórmula problemática, mas acredita que ela melhorou em relação à anterior, adotada em 2013.
- Pior que melhorou, porque o formato anterior conseguia ser pior do que esse. Deixa assim que está melhor.
Quanto às equipes, Alberto Helena citou as possíveis saídas de Montillo e Cícero do Peixe, já que ambos teriam propostas, alertando para um possível “milagre” a ser feito pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que hoje tem, em sua opinião, o melhor elenco.
- Se ficar o Cícero e o Montillo no Santos, para o meu gosto acho que é o melhor time, com Leandro Damião, Thiago Ribeiro, e Arouca ali atrás, é um time de respeito. Agora, se saírem Montillo e Cícero, aí o Oswaldo vai ter que fazer mágica, acender vela, não sei qual a alternativa que ele vai escolher. Acho ainda que o Corinthians vai ser um outro time, já deu sinais nesse primeiro jogo que vai procurar jogar mais avançado, buscar mais o gol. E o São Paulo está péssimo - concluiu.
Para comentarista, nova fórmula de disputa do Paulistão é 'bizarra'
Fonte SPORTV
22 de Janeiro de 2014
Avalie esta notícia:
5
5
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO RIVAL?! Possível traição: Neto crava acerto de craque do meio de campo com o Flamengo- VÍDEO: Clima pesado! Luciano faz forte desabafo e ainda provoca rival perto da zona
- NÃO FIZEMOS O QUE TREINAMOS! Confusão no elenco: jogadores repetem frase e expõe problema interno
- URGENTE! Guerra política explode no São Paulo: Olten destitui Comissão de Ética e caos toma conta do Conselho
- VAI TER DINHEIRO PRA TROCAR O TÉCNICO? São Paulo pede fortuna à BYD para mudar nome do Morumbi