O torcedor da Portuguesa foi às ruas para protestar contra o possível rebaixamento do clube à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O movimento, que conta com cerca de 300 pessoas e tem também o apoio de são-paulinos, palmeirenses, corintianos e santistas, começou no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e tomou todas as faixas da Avenida Paulista.
O protesto está sendo escoltado pela Polícia Militar. Cantos como "Ão ão ão, diga não ao tapetão" são entoados pelos manifestantes. Há também faixas com dizeres contra o STJD e, em uma delas, o texto traz uma espécie de apelo dos torcedores da equipe do Canindé: "Torcer para a Lusa já é difícil, não piorem as coisas".
Inicialmente, a passeata tomou duas faixas da avenida, mas depois passou a tomar todas no sentido Consolação. Os torcedores cantaram o hino da Portuguesa, o hino nacional e também uma música ao Fluminense, que pode se safar da queda caso a Lusa perca pontos no STJD segunda-feira: "Fluminense, vai se f..., está na hora de pagar a Série B!".

Cartaz: 'Respeitem o que foi conquistado no campo! Não ao tapetão!' (Foto: Eduardo Viana)
Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, teve seu nome muito lembrado em xingamentos por parte dos protestantes. Líderes do movimento também incentivam as pessoas a não ocuparem as calçadas, mas sim as faixas da Paulista.
A Portuguesa pode ser rebeixada por conta da suposta escalação irregular do meia Héverton no jogo contra o Grêmio, válido pela última rodada do Brasileirão, há uma semana. Na segunda-feira, a Lusa tentará se defender no STJD para evitar a queda, que salvaria o Fluminense.