[SPFC.Net] Memória. Palmeiras e Corinthians apelaram ao tapetão contra rebaixamento no Paulista

Fonte SPFC.NET
Em 1968, o Palmeiras seria rebaixado no Paulista caso perdesse para o Guarani na penúltima rodada. Em um acordo com o Bugre, o “adversário” escalaria um time reserva com jogadores em situação irregular. O Guarani cumpriu e o Palmeiras ganhou os pontos da partida no tapetão após ter empatado o jogo. Em compensação, o time do Palestra cedeu, por empréstimo, um jogador de graça aos campineiros.


Em 1987, o regulamento previa o rebaixamento dos piores classificados no primeiro turno do Campeonato Paulista. O Corinthians ficou entre os piores na tabela e forçou a virada de mesa naquele ano para não cair. O episódio foi estopim para uma série de confusões e campeonatos sem rebaixamentos nos anos de 1988, 1989 e 1990.


São Paulo e Santos nunca utilizaram o artifício do tapetão no Campeonato Paulista. Em 1990, ano que o São Paulo não foi bem, o regulamento da competição não permitia rebaixamento, conforme documento aprovado por todas as equipes e a FPF. O Tricolor terminou a competição na 15º colocação da competição que possuía 24 times.
O Corinthians não precisou apelar para o tapetão em 2004 para não ser rebaixado, porque o São Paulo salvou o rival da segundona:

Vale lembrar que Corinthians, Santos e Palmeiras ainda foram beneficiados por viradas de mesa no Campeonato Brasileiro. Em 1982, o Santos deveria ter disputado a segunda divisão, mas foi “convidado” para a primeira divisão. Em 1982, o Palmeiras também deveria disputar a segundona, mas subiu diretamente para a primeira divisão. Um ano depois, o Corinthians foi beneficiado da mesma forma que o rival após cair em 1982.
Corinthians e Santos também foram beneficiados com o não rebaixamento no campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União), quando ficaram em último e penúltimo respectivamente na classificação. O time de Itaquera também foi favorecido em 1997, no caso comprovado de compra de arbitragens do “esquema Ivens Mendes”. A perca de cinco pontos não ocorreu ao Corinthians que seria automaticamente rebaixado caso o regulamento fosse aplicado.
FONTES DE PESQUISA:
Acervo Folha
Acervo Estadão
UOL
Folha de São Paulo
Terra

Wender Peixoto
Avalie esta notícia: 85 42
VEJA TAMBÉM
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos
- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net