Depois de vencer no jogo de ida, por 2 a 0, o São Paulo está perto de se tornar o primeiro campeão da Copa do Brasil sub-17. Mas, para ratificar o título, os jovens tricolores, que têm o melhor ataque da competição, terão que superar o Flamengo e a ausência de seu matador, o atacante Joanderson.
O jovem, que marcou um dos gols da vitória são-paulina no Morumbi, acabou recebendo o terceiro cartão amarelo e terá que assistir do lado de fora a grande decisão deste sábado, em Macaé - com transmissão, AO VIVO, da ESPN Brasil, às 21h45.
Em nove jogos até aqui na competição, o São Paulo já balançou as redes adversárias 21 vezes. Joanderson foi responsável por um terço dos gols, com sete - e melhor, sempre que o atacante marcou, o time tricolor saiu com a vitória.
Já convocado para a seleção brasileira da categoria pelo técnico Gallo - e antes por Marquinhos Santos -, Joanderson é um daqueles centroavantes natos, que sabem fazer gols, como provam seus números. No entanto, seu repertório não se resume a isso, sabendo também sair da área e trabalhar em velocidade.
A promessa para o futuro do ataque são paulino é nascido na Bahia, mas veio jovem para São Paulo. Seus primeiros passos no futebol foram dados em Limeira, interior do estado, até que foi descoberto por um olheiro tricolor. A ‘lapidação' de Joanderson, hoje com 17, já dura oito anos em Cotia.
A opção - Ao contrário do que acontece no time profissional, que vai encarar o Botafogo sem opções para o ataque com os desfalques de Luís Fabiano, Aloísio e Ademílson, na base, o São Paulo pode depositar suas fichas no companheiro de Joanderson: Ewandro é o vice-artilheiro da Copa do Brasil, com seis gols.
"Dá para chamar essa responsabilidade, sim. Nosso time também é muito qualificado, no coletivo, então vamos para ser campeões", disse o jovem atacante, que foi o herói da classificação são-paulina para a final, quando marcou os dois gols da vitória sobre o Fluminense na semifinal - um deles na grande final.

Reprodução
Flamengo também chega desfalcado - Os rubro-negros também têm problemas para tentar reverter a vantagem tricolor. A equipe não terá seus laterais titulares, Léo Príncipe e Jorge, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, apostará em João Vítor e Victor como substitutos.
O lateral-esquerdo do Flamengo, Jorge, inclusive, mostrou talento nesta Copa do Brasil e merece atenção do torcedor rubro-negro. Mas as verdadeiras esperanças do time para o título é mesmo a dupla de ataque, formada por Caio Rangel e Felipe.
Juntos, os dois fizeram sete gols dos 13 marcados pelo Flamengo, ou seja, mais da metade dos tentos. Além dos números, a equipe também pode se apegar ao retrospecto nesta Copa do Brasil, já que derrubou outros ‘favoritos', como Corinthians, Internacional e Ponte Preta para chegar à final.
Lembro da preleção contra o Inter, que a gente só tinha passado pela Ponte Preta, sem jogar tudo que a gente podia. O papo foi muito sobre o que eles poderiam fazer e quando fomos para o jogo, foi muito emocionante, porque eles jogaram diferente, provaram que queriam ser campeões", conta o técnico Celso Martins.