publicidade

Zaga supera desconfiança geral e garante fim de jejum do São Paulo

Contestada desde o início da temporada, defesa sofreu dois gols em dez partidas, e foi a menos vazada da Sul-Americana. Mas clube quer reforços

A zaga do São Paulo foi contestada do primeiro ao último jogo de 2012. No início, era considerada ponto fraco de um time que se dava o luxo de ter jogadores como Lucas, Luis Fabiano e Jadson no setor ofensivo. Agora, convive com a busca de dirigentes por reforços na posição para a próxima temporada. Mesmo assim, os zagueiros foram alguns dos principais responsáveis para o Tricolor assegurar o título da Copa Sul-Americana e quebrar um jejum de quatro anos sem levantar um troféu.



Rafael Toloi e Rhodolfo foram titulares em todas as dez partidas da equipe na competição e sofreram apenas dois gols: um da LDU de Loja e um da Universidad Católica, ambos fora de casa. No Morumbi, a equipe não foi vazada, o que foi essencial nos jogos justamente contra esses dois rivais. Os empates sem gols asseguraram a classificação.

Além da melhor defesa do torneio, de quebra, Toloi ainda marcou dois gols, um de falta e um de cabeça, e terminou como um dos goleadores do time na Sul-Americana.

O ex-zagueiro do Goiás foi o terceiro jogador da posição contratado em 2012, mas apenas depois que Emerson Leão deixou o clube. Ele era um desejo antigo da diretoria, mas o técnico que começou o ano no cargo não aprovava seu nome. Antes, Paulo Miranda e Edson Silva já haviam chegado, mas não agradaram de cara. O primeiro chegou a ser afastado pela diretoria, à revelia de Leão, e só recuperou espaço quando Ney Franco passou a escalá-lo como lateral-direito. Paulo Miranda terminou a temporada como um dos destaques da equipe. Já Edson Silva também cometeu alguns erros, mas foi até capitão do time reserva que entrou em campo nas duas últimas rodadas do Brasileirão.

Toloi foi quem mais conquistou torcedores e dirigentes, que vibram com sua postura nos treinamentos. Dizem que ele não é fã de brincadeiras nem mesmo nos treinos mais descontraídos. Depois do jogo contra o Fluminense, em que uma falha sua custou a vitória no Morumbi, Toloi nem dormiu. E Rogério Ceni foi um dos que se derramaram em elogios ao companheiro.

Já Rhodolfo alternou bons e maus momentos durante a campanha em todo o ano, mas fez uma boa Sul-Americana, com seriedade e segurança. Mesmo assim, a diretoria busca novos zagueiros para 2013. Mais uma vez, dois jogadores da posição devem ser contratados, enquanto o reserva João Filipe dificilmente vai permanecer.

Em alta, Rafael Toloi faz questão de dividir os méritos da marcação forte com todo o time. As voltas de Rogério Ceni e Wellington, que não atuaram no primeiro semestre em razão de lesões no ombro e no joelho, respectivamente, foram fundamentais para aumentar a segurança do São Paulo. Sem falar na dedicação dos atacantes. Lucas e Osvaldo ajudam com frequência a marcarem os laterais adversários e a pressão na saída de bola da outra equipe se tornou uma característica fundamental.

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 4

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade