publicidade

De ressaca, São Paulo enfrenta a Portuguesa, que terá estreia de Dida

Tricolor tenta esquecer a eliminação na Copa do Brasil diante de um adversário que precisa da vitória para se afastar da zona de rebaixamento



A semana, que poderia ter acabado em festa para o São Paulo, se transformou em um pesadelo. Dentro de campo, o time perdeu a chance de chegar a uma final de campeonato após seis anos, ao ser eliminado na semifinal da Copa do Brasil, pelo Coritiba. Fora das quatro linhas, o Tricolor ainda viu seus principais rivais, Corinthians e Palmeiras, terem êxito.

Disposto a curar a ressaca e iniciar nova vida em 2012, o time volta a campo neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, sabendo que, para acalmar a torcida, terá de conquistar sua quarta vitória no torneio, o que o fará subir na tabela de classificação. Atualmente, o Tricolor é sexto, com nove pontos.

Uma nova derrota traria ainda mais pressão em cima da equipe e, principalmente, sobre o técnico Emerson Leão, que, por enquanto, foi garantido no cargo pelo presidente Juvenal Juvêncio apesar das críticas internas.

O adversário será dos mais complicados. A Portuguesa faz campanha ruim no nacional - ocupa a última posição antes da zona de rebaixamento - e conta com a segunda vitória em casa para respirar mais alivada.

O time de Geninho entrará em campo com um grande reforço: o goleiro pentacampeão Dida, que, após ficar dois anos parado, resolveu aceitar mais um desafio na sua vitoriosa carreira e fará sua reestreia em gramados brasileiros neste final de semana.

A bola vai rolar no estádio do Canindé a partir das 18h30m. O jogo será transmitido para todo país pelo canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.

as escalações 2

Portuguesa: apesar de contar com a estreia do goleiro Dida, o técnico Geninho tem problemas para escalar a Lusa, principalmente no ataque. Ananias e Ricardo Jesus, machucados, foram vetados pelo departamento médico. Assim, o treinador deve escalar a equipe rubro-verde com: Dida; Rogério, Gustavo e Lima; Luis Ricardo, Moisés, Boquita (Guilherme), Léo Silva e Raí; Rodriguinho (Diego Viana) e Vandinho.

São Paulo: em relação ao time que atuou e perdeu para o Coritiba, serão três novidades: Douglas na lateral-direita, Paulo Miranda na zaga e Willian José no ataque. Rodrigo Caio e Edson Silva, que foram titulares no último jogo, retornarão ao banco de reservas. Já o terceiro ficará com a vaga de Luis Fabiano, que foi expulso contra o Atlético-MG e terá de cumprir suspensão automática. A equipe entrará em campo com: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson; Lucas e Willian José.

quem esta fora

Portuguesa: o lateral Marcelo Cordeiro, apesar de recuperado de lesão, não enfrenta o São Paulo. O jogador foi liberado pelo departamento médico para voltar aos treinos no começo da semana, mas deve permanecer mais 15 dias fazendo trabalhos físicos. André Luis, que já treina com o restante do elenco, não foi relacionado por Geninho. Ananias, Leandro Silva, Ricardo Jesus e William Xavier, machucados, estão fora.

São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (recuperação de contusão no joelho esquerdo), Cañete (liberado para iniciar exercícios físicos após operar o joelho direito), Fabrício (sofreu ruptura dos ligamentos do joelho esquerdo e só volta em 2012), além de Luis Fabiano (suspenso).

pendurados



Portuguesa: Gustavo e Luis Ricardo.

São Paulo: Paulo Miranda.

o árbitro

Antônio Rogério Batista do Prado (SP) apita a partida, auxiliado por Herman Brumel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). É o primeiro jogo arbitrado por ele neste Brasileiro. É a estreia do árbitro paulista na Série A do Campeonato Brasileiro. Antônio Rogério apitou Coritiba 3x0 ASA pela Copa do Brasil deste ano. Aplicou um cartão amarelo para o time da casa e 5 para o time de Alagoas. Ainda, expulsou um jogador do ASA e marcou um pênalti para o Coritiba.

fique de olho 2

Portuguesa: principal contratação da Portuguesa nos últimos tempos, o goleiro Dida vai fazer sua estreia pela equipe neste sábado. Aos 38 anos, o atleta, que voltou ao futebol depois de ter pendurado as luvas em 2010, quando atuava pelo Milan, é a principal aposta da diretoria para dar experiência ao jovem elenco rubro-verde.

São Paulo: vice-artilheiro do São Paulo na temporada 2012, com 12 gols, Willian José terá uma nova oportunidade de mostrar serviço com a camisa do São Paulo. Ele será o substituto do suspenso Fabuloso e espera acabar com o jejum de gols. Seu último gol foi marcado contra o Santos, pela semifinal do Campeonato Paulista.

o que eles disseram

Geninho, técnico da Portuguesa: "A preparação dessa semana não foi a ideal, por conta do mau tempo que fez em São Paulo, mas deu para a equipe fazer um trabalho físico, conseguimos treinar um pouco a parte tática e vamos em frente na competição. O time está motivado e preparado para enfrentar o adversário".

Bruno Cortez, lateral do São Paulo: "Todo mundo está devendo. Ninguém mostrou o futebol que poderia. Agora não adianta ficar falando, tem é que trabalhar. Temos de buscar força porque já temos a Portuguesa pela frente e não podemos deixar a vitória escapar".

números e curiosidades

* Quem mais venceu no confronto? Veja o link do confronto no Futpédia

* O duelo entre as duas equipes costuma ser marcado por muitos gols. Nos 27 jogos realizados pelo Campeonato Brasileiro, foram marcados 60 gols, média de 2,2 por partida.

* A maior goleada do confronto pertence a Portuguesa, que no dia 20 de setembro de 1998, goleou o São Paulo por 7 a 2, no estádio do Pacaembu, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Naquele duelo, a Lusa era comandada pelo técnico Candinho, enquanto o Tricolor era dirigido por Nelsinho Baptista.

* Uma partida entre as duas equipes não termina empatada há 12 anos, ou 17 jogos. O último duelo em que foi registrada a igualdade ocorreu em 30 de abril de 2000, 1 a 1 no estádio do Morumbi, gols de Evandro para o time do Canindé e França para a equipe tricolor.

* As duas equipes já decidiram um campeonato. Foi no Paulistão de 1985 e o São Paulo comandado por Cilinho ficou com o título, com direito a duas vitórias: 3 a 1 e 2 a 1 nas duas partidas disputadas no estádio do Morumbi.

último confronto

São Paulo e Portuguesa se enfrentaram pela última vez pela fase de classificação do Campeonato Paulista deste ano. No dia 11 de março, no estádio do Morumbi, o Tricolor venceu por 2 a 1. O atacante Ricardo Jesus, de cabeça, abriu o marcador para a Lusa. A virada dos donos da casa foi comandada pela dupla Jadson e Luis Fabiano.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Vitória
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 1

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.