publicidade

Paulo Miranda se redime, e São Paulo vence clássico contra reservas do Santos


O zagueiro Paulo Miranda foi o herói improvável da segunda vitória do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Ele fez o gol do 1 a 0 no clássico contra o Santos, no Morumbi, pela quarta rodada do torneio. Há pouco mais de um mês, nas semifinais do Paulista, o defensor falhou e acabou afastado do elenco logo depois, por decisão da diretoria.

Pois neste domingo, Paulo Miranda redimiu-se logo a 7 minutos de partida. Após cruzamento de Jadson na área, Rodolpho desviou de cabeça, o defensor – antes renegado – tocou para o gol de Aranha, sem chances para o santista.

Poupando titulares para a semifinal da Libertadores, na quarta-feira, o Santos foi a campo com uma equipe bem diferente da que enfrentará o Corinthians; no São Paulo, pelo contrário, o técnico Emerson Leão tentou colocar o que tinha de melhor, incluindo Lucas, que chegou hoje dos Estados Unidos, onde estava com a seleção.

A partida foi morna e não teve grandes lances de gols. O Santos, como nas primeiras partidas da competição, não apresentou o brilho que tem com Neymar e Ganso em campo. O São Paulo, por sua vez, não empolgou muito após abrir o placar logo no início da partida.

A maior expectativa das duas torcidas, porém, está no meio de semana. Na quarta-feira, o Peixe terá seus titulares na Vila Belmiro para iniciar as semifinais da Libertadores contra o Corinthians. No dia seguinte, no Morumbi, o Tricolor, reforçado por Luis Fabiano, que cumpriu suspensão no San-São, e Casemiro, que estava na Seleção Brasileira, faz a primeira semifinal da Copa do Brasil diante do Coritiba, no Morumbi.

O jogo – Emerson Leão é completamente contrário ao costume de poupar atletas para priorizar outra competição e não pensou duas vezes ao ouvir de Lucas a garantia de condições de jogar horas depois de desembarcar com a Seleção Brasileira. Ciente de que o Santos viria com reservas, armou seu time para atacar.

No 4-3-3, o São Paulo ainda tinha as constantes subidas dos laterais, com Douglas e Lucas indo à frente pela direita e Fernandinho e Cortez pelo outro lado, com tudo organizado por Jadson e Cícero e a movimentação de Willian José entre a intermediária e a área. O Peixe só tinha o veterano Léo como válvula de escape para a bola chegar a Alan Kardec, os únicos realmente interessado em atacar no time de Muricy Ramalho.



Nem a má atuação de Cortez e Fernandinho, que tornavam os erros de passes certos pela esquerda, atrapalhavam o São Paulo. Do outro lado, Douglas segurava Léo e recebeu falta aos seis minutos. Na cobrança, Jadson errou, mas Lucas recuperou a bola e a deu para o meia ter nova tentativa. Nesta vez, o passe pelo alto foi preciso para Rhodolfo, na segunda trave, ajeita para Paulo Miranda só testar para o gol vazio.

Um gol aos sete minutos da única equipe que escalou o melhor que podia parecia um prenúncio de goleada. Mas os jogadores do Tricolor levaram tão a sério seus discursos de respeito aos reservas do time litorâneo que jogava de azul que recuou antes dos dez minutos de San-São.

A nova postura dos anfitriões era o que Léo queria. Embora se preocupasse com Douglas, tinha campo para motivar seus colegas. O problema é que só Alan Kardec parecia acordado. Mesmo assim, o centroavante que barrou Borges entre os titulares deu trabalho, chegando a entortar Paulo Miranda antes de tirar tinta da trave aos 33 minutos da etapa inicial.

Os donos da casa, por sua vez, tinham em Douglas a principal alternativa, já que Lucas parecia sentir o cansaço. Dos pés do lateral, saíram dois cruzamentos em que Willian José esteve bem próximo de balançar as redes. Mesmo quando trocava passes tranquilamente no campo de ataque, o time falhava ao tentar entrar na área de Aranha.

A vitória parcial até gerou aplausos no fim do primeiro tempo dos pouco mais de 6 mil torcedores que foram ao Morumbi, mas Leão resolveu mexer para fazer sua equipe andar. Foi obrigado a trocar Cortez, com problemas estomacais, por Piris, deslocando Douglas para a esquerda, e buscou mais criatividade no meio-campo sacando o inútil Fernandinho para a entrada de Maicon.

A entrada de Maicon deixou Cícero mais solto e ajudou Jadson, que logo aos seis minutos deixou Lucas em condições de usar sua velocidade e, de frente para Aranha, chutar para fora. Mas foi um raro lance no qual a mudança tática teve real efeito na etapa final, até porque Douglas, pela esquerda, não atacava do mesmo jeito.

Para acordar, o Santos passou a atuar no 3-5-2, recuando Ewerthon Páscoa, liberando Léo e centralizando Gérson Magrão. Desta forma, passou a evitar tantas trocas de passes em seu campo. O problema é que errava demais na frente e ainda deixava Durval exposto, sozinho na marcação a Lucas.

Entretanto, por mais que os técnicos tentassem, as variações não eram tão eficientes quanto a bola parada que os dois treinadores tanto gostam. No segundo tempo, a maior chance do Peixe veio em cobrança de escanteio de Gérson Magrão que Ewerthon Páscoa completou de cabeça balançando as redes pelo lado de fora.

Fora isso, raras jogadas individuais, como uma de Dimba que parou nas mãos de Denis, faziam os torcedores terem alguma reação em relação à partida. Os erros de passe marcaram um San-São que Muricy Ramalho já lamentava durante a semana por estar esvaziado. No fim, bom para o São Paulo, que somou três pontos e confiança para a Copa do Brasil.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 0 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade