publicidade

[SPFC.net] 2012: O ressurgimento de um time

Texto da seleção de colunistas, comentem.

2012: O ressurgimento de um time

Há alguns anos, os torcedores tricolores vinham testemunhando a regressão futebolística do São Paulo.Regressão não só no que diz respeito à titulos e vitórias,mas também da produtividade do time, que nada mais era do que um aglomerado de jogadores com a camisa do SPFC.

Desde 2008,quando o time conquistou seu último título nacional,o São Paulo não conseguiu mais apresentar um futebol convincente.Não que nesse ano citado tenha havido belíssimas partidas e um futebol vistoso,mas o time podia ser assim chamado,pois havia um padrão de jogo que os jogadores seguiam, com um esquema tático definido e motivação para jogar pelo clube que representavam.O técnico Muricy Ramalho não era unanimidade pelo sei jeito um tanto quanto 'grosseiro de jogar',priviligiando a defesa e o resultado mínimo.Porém,deixando de lado as críticas a seu sistema de jogo, o treinador conseguiu implementar uma filosofia que era imprimida pelos seus comandados,mesmo que não agradasse à todos.
Após sua saída,devido a eliminação da Copa Libertadores, a expectativa era em torno da volta de um 'jogo bem jogado',que sempre caracterizou o time do Morumbi,e havia se perdido na 'gestão da eficácia' de Muricy.



Contudo,o que se viu posteriormente foi a decadência ainda mais acentuada da equipe, que não só tinha dificuldades em vencer as partidas(desde as contra adversário fracos,até as seguidas derrotas em clássicos e jogos de maior importância) como não conseguia se encontrar coletivamente. Pouco volume de jogo,escassez total de jogadas e entrosamento,baixa variedade de recursos,previsibilidade aliada à falhas na defesa eram caracterísitcas marcantes do time de Ricardo Gomes,que não resistiu e foi substituído por Adilson Batista. Ao começar a nova temporada,mais uma vez esperava-se uma evolução em todos os sentidos,o que novamente não ocorreu.O jogo do São Paulo não só não melhorou,como começaram a aparecer as individualidades dos jogadores,de modo negativo.Estava claro que não havia o compromentimento desejado por parte dos jogadores,que pareciam apenas não quererem ser responsáveis pela fase ruim,em vez de jogar pelo time.Não bastasse ver o desinteresse dos homens em campo,alguns ainda levaram isso ao extremo,ameaçando se desligarem do clube caso não tivessem o reconhecimento que reivindicavam(ou seja,pela titularidade).Meninos que acabavam de subir para o profissional já se punham em um pedestal intocável e acima do tri campeão mundial. Isso tudo levou à demissão de mais um técnico,para a vinda de Émerson Leão, famoso pelo respeito que impunha aos jogadores,bem como pelas picuinhas que criava por onde passava. No começo,o experiente treinador encarou as mesmas dificuldades dos comandantes anteriores.

Entretanto, logo se notou uma mudança na postura dos jogadores,que passaram claramente a desejar a vitória. Apesar de algumas goleadas e números relativamente bons, ainda não se via um 'time',ou seja,um jogo coletivo,onde os jogadores procuravam seus companheiros,mas sim jogadas individualizadas,como se cada um precisasse resolver por si. Com o desenrolar da atual temporada, esse problema foi sendo resolvido,á medida em que os jogadores começaram a se entrosar e a acreditar na equipe e no técnico.

No nomento, o São Paulo pode não apresentar um futebol extremamente consistente e envolvente,mas já joga como uma equipe,e não como um monte de jogadores soltos em campo,procurando se virarem sozinhos.Esse é o caminho para o sucesso,que ainda dependerá de melhorias em outros quesitos para realizar-se e vir a evidenciar o SPFC como um time campeão.

Leonardo Aquino

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 6

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.