publicidade

No São Paulo, Luis Fabiano volta de lesão e gera receio e expectativa

Com Luis Fabiano, São Paulo ganha experiência e liderança. Por outro lado, perde atual artilheiro e gera apreensão. Vale a pena?


Luis Fabiano: ídolo volta de lesão, mas ainda não é unanimidade (Foto: Ari Ferreira)

OS PRÓS:
CHEGOU A HORA! COM LUIS FABIANO, SÃO PAULO GANHA LÍDER, INTIMIDA RIVAL E EMPOLGA TORCIDA EM BELÉM
Tudo indica que Luis Fabiano voltará ao São Paulo depois de 38 dias parado por um estiramento na coxa direita. Emerson Leão foi quase um personal trainer do atleta na semana passada para deixá-lo pronto.
Ao site oficial do clube, o goleador afirma que espera um bom jogo. E os companheiros até já consolam Willian José, que depois de fazer nove gols em nove jogos, deve retornar ao banco de reservas contra o Independente.

A Copa do Brasil é o principal objetivo do Tricolor no primeiro semestre. Além de ser um título inédito, levaria a equipe de volta à Libertadores após dois anos de ausência.

Por isso, a quase “reestreia” de Fabuloso justamente nessa partida, em Belém, é simbólica. Contratado no ano passado por R$ 17 milhões, mais cara aquisição da história do clube, o camisa 9 ainda não conseguiu emplacar uma sequência de partidas que justificasse o alto investimento.
Mesmo assim, sobretudo sem Rogério Ceni, é a principal referência tanto para os outros jogadores quanto a torcida.

No Paulistão, os dois maiores públicos do São Paulo como mandante foram nos únicos jogos em que Luis Fabiano esteve em campo, contra Botafogo e São Caetano. Desde o ano passado, antes de se submeter a duas cirurgias para corrigir um problema no joelho esquerdo, a participação do atacante causa decepções que têm preocupado os dirigentes.

Sua presença em campo era encarada como um chamariz de dinheiro, tanto para seus patrocínios pessoais, que ajudaram a investir na contratação, como para os pontuais e na busca por uma marca que estampe a camisa.

LIDERANÇA E REFERÊNCIA
Capitão
Sem Rogério Ceni, a faixa de capitão do Tricolor ficou com o zagueiro Rhodolfo, que chegou ao clube no ano passado. Com Fabuloso, a equipe volta a ter um capitão que, além de um maior respeito dos jogadores e da torcida, está muito mais familiarizado com o clube.

‘Professor’
Ao lado de Luis Fabiano, titular de Copa do Mundo e com larga experiência internacional, jovens do elenco são-paulino podem aprender e evoluir. Jogando e convivendo com os jogadores nas concentrações, tem tudo para dar dicas e conselhos às promessas.


LIBERDADE AOS PARCEIROS
Mesmo se não estiver em sua melhor forma, Luis Fabiano atrai a marcação e a preocupação dos zagueiros. No mínimo, dois defensores ficam presos para vigiá-lo. Assim, o camisa 9 abre espaço para homens que virão de trás.
OS CONTRAS:
PERIGO! VOLTA DO CAMISA 9 É RODEADA DE RECEIO POR NOVAS LESÕES E COLOCA EM RISCO BOA FASE DO ARTILHEIRO WILLIAN JOSÉ
Recentemente, o diretor de futebol Adalberto Baptista, principal responsável por sua contratação, disse que só sua presença no elenco já compensava o esforço e o gasto.
No CT, o Fabuloso é cercado de carinho de médicos e fisioterapeutas, mas há o receio por novas lesões. Seu corpo é comparado a um “carro batido” e, graças ao excesso de problemas ao longo da carreira, não consegue mais se recuperar dentro dos prazos estipulados.
Outra preocupação diz respeito a Willian José, favorito a deixar o time com sua volta. Nem o mais otimista torcedor esperava que o reserva tivesse média de um gol por jogo durante a recuperação do artilheiro titular. Na avaliação da comissão técnica, o maior problema de Willian em sua primeira temporada, 2011, foi a timidez excessiva, que se tornou falta de confiança. A fase virou com a sequência de jogos que ganhou de Leão neste ano. Há o temor que o camisa 19 volte a ser recluso.
O fato é que pelo que custou, por sua carreira e pela representatividade junto à torcida são-paulina, Luis Fabiano não só deverá ser titular, como voltar a usar a faixa de capitão, que pertenceu a Rhodolfo nos últimos jogos.
– Temos de fazer o nosso melhor em cada jogo, independentemente do campeonato. Nosso papel é ganhar os jogos. A Copa do Brasil é importante, pois dá vaga na Libertadores. Este ano se espera muito do São Paulo, de voltar à Libertadores, e é um caminho – afirmou o Fabuloso, que já fala em vencer por dois gols de diferença e descartar a partida de volta.
Com seu ídolo em campo novamente, e certamente não durante 90 minutos, o torcedor são-paulino volta a ter esperança de que o ano, enfim, comece para valer. E termine bem...
NOVELA E MÁ FASE
Decepções
Desde que chegou, em março do ano passado, Luis Fabiano tem dado algumas decepções à torcida do São Paulo. Antes de estrear, protagonizou uma verdadeira novela: o clube anunciou que o camisa 9 jogaria, em duas oportunidades, e o atacante, por lesão, não pôde atuar.
Jejum
Quando finalmente entrou em campo, Fabuloso não repetiu as boas atuações que o consagraram em sua primeira passagem. Só para marcar um gol, demorou 405 minutos. Desde outubro do ano passado, ele fez apenas oito gols (sete no ano passado e um nesta temporada).




DESTAQUE FORA...
Willian José consolidou-se como principal atacante no início do ano. Com Fabuloso, o Tricolor perde um homem de frente em excelente fase: nove gols em nove jogos. Além disso, em plena forma física, ao contrário do concorrente. Sua confiança, velho problema, pode ser abalada.



VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 1

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.