publicidade

Lucas vive fase mais 'cabeça quente' em 2011

Em sua segunda temporada como profissional, Lucas, 18, transformou-se em um jogador muito mais indisciplinado do que o garoto que despontou no São Paulo na metade final do ano passado.
Dono de multa rescisória superior a 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 182 milhões) e atleta da seleção, recebeu em dez jogos de 2011 o mesmo número de cartões que levou em 25 partidas na temporada anterior: quatro.

O agravante é que um desses cartões teve a cor vermelha. Lucas foi expulso pela primeira vez na carreira na última quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Santa Cruz, em Barueri, pela Copa do Brasil.

Anulado pela rígida marcação individual exercida pelo volante Everton Sena desde o confronto de ida, o meia-atacante se desentendeu com o rival. Irritado com a decisão do juiz, chorou depois de deixar o gramado.

O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca relatou na súmula que Lucas deu uma cotovelada no marcador. Disse que o são-paulino foi em sua direção e teve de ser "contido por seus companheiros".

Adriano Vizoni/Folhapress
O jogador Lucas durante lance no jogo em que foi expulso contra o Santa Cruz, disputado na Arena Barueri

Segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, o vídeo do caso será analisado. Ele adiantou que Lucas deve ser indiciado por "praticar jogada violenta", o que dá pena de dois a seis jogos de suspensão. A perseguição ao juiz pode agravar a punição.

"Vamos produzir as provas de que o Lucas não fez nada. Até o técnico do Santa Cruz [Zé Teodoro] comentou que a expulsão foi injusta. O jogador só ficou inconformado com a expulsão e queria saber a razão", afirmou o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes.

O dirigente declarou que o comportamento do jogador não mudou com sua chegada ao time adulto. Mas afirmou que Lucas "não se sentiu confortável" com a marcação, considerada pelo cartola desleal e "digna de várzea".

Desde que voltou do Sul-Americano sub-20, em fevereiro, Lucas tomou três amarelos e um vermelho. Ao lado de Dagoberto, é o são-paulino mais punido no período.

As razões dadas pelos árbitros para os cartões de Lucas nas súmulas mostram mudança de comportamento. Em 2010, havia "tentativa de simulação de pênalti" e punição por "retardar a partida". Neste ano, só situações de contato com os rivais, como faltas e puxões de camisa.

A sequência de cartões fará com que ele cumpra suspensão diante do Noroeste, no domingo, pelo Paulista.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 11

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.