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TJD / SP : São Paulo perde dois mandos de campo e recebe R$ 10 mil de multa

Clube fica sem poder mandar dois jogos na capital paulista no Estadual após punição no TJD/SP


O São Paulo terá que arrumar um novo lugar para jogar, distante da capital paulista pelo menos 100 quilômetros. E não pode nem reclamar de algum adversário, já que acabou punido com a perda de dois mandos de campo nesta segunda-feira, dia 4 de abril, por conta de atitude de sua própria torcida no clássico com o Corinthians. Em decisão por maioria de votos, a Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD/SP) ainda multou o Tricolor em R$ 10 mil pelo mesmo fato, e mais R$ 1.500 por um atraso contabilizado em outro jogo.

O atacante Dagoberto, expulso no clássico, terminou suspenso por apenas uma partida e está livre para seguir em campo por vontade do técnico Paulo César Carpegiani. A decisão da mesma comissão foi unânime no caso do atleta

No caso da perda de mando de campo do clube, o clube ainda deve recorrer da decisão e até tentar um efeito suspensivo, para que possa seguir jogando em casa até que aconteça um novo julgamento. Caso não obtenha este efeito e tenha que cumprir a pena, o São Paulo já não manda em casa a partida contra o Oeste, no dia 17, pela última rodada da fase de classificação. Além disso, terá que jogar as quartas de final, quando for o mandante, longe da capital paulista.

"Não tivemos como identificar as pessoas. Ficou destacado que nenhum dos objetos atacados atingiu alguém e nem causou prejuízo ao andamento da partida. Além do mais, quem tem de impedir a entrada de rojão no estádio não é o clube, mas sim a Polícia Militar. O São Paulo tomou todas as providências necessárias, a revista faz parte das ações do policiamento", disse o advogado do São Paulo, Roberto Armelin.

Entenda o caso:

O árbitro Guilherme Ceretta, que apitou a partida vencida pelo São Paulo por 2 a 1, na Arena Barueri, relatou na súmula diversos objetos arremessados ao gramado pela torcida do Tricolor. “Na entrada da equipe do Corinthians, às 15h51, foi atirado um copo com líquido na direção dos jogadores da equipe mencionada, quando adentravam para o campo de jogo pelo túnel central. Copo este atirado pela torcida do São Paulo. Aos 49 minutos paralisei a partida em razão de pedras de gelo que foram arremessadas pela torcida do São Paulo na direção do goleiro do Corinthians, porém nenhuma o acertou efetivamente”.

Aos 73 minutos de partida, após a expulsão do jogador Dentinho, do Corinthians, “foram arremessados pela torcida do São Paulo, no campo de jogo, copos com líquido, pedras de gelo e um par de tênis. Em seguida, um explosivo foi detonado ao lado da meta defendida pelo goleiro do Corinthians”.

O São Paulo foi enquadrado no artigo 213 III (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e ainda no § 1º, que diz que “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas”.

Ainda de acordo com o relatório do árbitro, o atacante Dagoberto atingiu a perna do volante corintiano Ralf, na disputa de bola, e levou o segundo cartão amarelo. Antes, Dagoberto já havia sido advertido por “trancar” um adversário. O jogador foi acusado de praticar jogada violenta, conforme o artigo 254 do CBJD.

Atraso também na pauta

Diante do Paulista, no dia 23, o São Paulo subiu ao gramado às 21h45 para o início do jogo, com três minutos de atraso. Assim, acabou punido no artigo 206 do CBJD, por "dar causa ao atraso do início da realização de partida [...] ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida", combinado com o artigo 30, § 2°, do Regulamento Geral das Competições, onde cita que os clubes devem entrar com no mínimo oito minutos de antecedência do horário marcado para o início do jogo, e retornar a campo no máximo dois minutos antes do horário de reinício.

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