publicidade

A taça é dele e ninguém tasca

Respaldado por uma antiga decisão da Justiça, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, pretende ignorar a CBF, que nesta segunda-feira declarou o Flamengo campeão brasileiro de 1987, e não devolver a polêmica Taça das Bolinhas

Não há quem tire a Taça das Bolinhas de Juvenal Juvêncio e, consequentemente, do São Paulo. Muito menos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ontem, após mais de 23 anos, decidiu declarar o Flamengo campeão brasileiro de 1987, bem como o Sport.

Juvenal baseia-se em uma decisão da Justiça Federal do Pernambuco de 1994 sobre o assunto que depois acabou ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 1999 ? não cabe, portanto, mais recurso.

O são-paulino vai ignorar o fato de o Flamengo passar a ser considerado pela CBF o primeiro clube cinco vezes campeão brasileiro, o que daria ao Fla o direito de receber o troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal a partir de 1975.

Para Juvenal, o que vale é a Caixa ter entregue, há oito dias, a Taça das Bolinhas para o Tricolor ? que esperava pelo mimo desde 2007, quando se tornou pentacampeão nacional.

"Não foi a CBF que nos entregou a Taça das Bolinhas. Por que vamos devolver? A Justiça já decidiu e não cabe mais recurso. O Sport é o único campeão brasileiro de 1987. Então, o São Paulo é o merecedor da taça por ter vencido cinco vezes o Brasileiro antes do Flamengo", afirmou o diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla.

Jogo de empurra/ A polêmica é antiga. Em 1987, o Mengo ganhou a Copa União, competição organizada pelo Clube dos 13, mas não aceitou disputar uma decisão ? que valeria o título nacional ? com o Sport, ganhador do Módulo Amarelo, ratificado pela CBF. Assim, o time pernambucano foi declarado o campeão daquele ano.

Radiante com a decisão tomada nesta segunda-feira, o Flamengo espera que o clube do Morumbi devolva o troféu à Caixa. "O meu desejo é que o São Paulo tenha a nobreza de devolver a taça para a Caixa. O Flamengo é o primeiro penta brasileiro. A relação que tenho com o São Paulo sempre foi de respeito e só posso esperar essa atitude deles", bradou a presidente do Fla, Patrícia Amorim.

A CBF passou a responsabilidade para a Caixa. "A partir do momento em que a Caixa decidiu entregar a taça, o problema é dela. Se o Flamengo quiser receber o troféu, ele deve ir à Justiça", argumentou o presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

Diante do impasse, a Caixa preferiu deixar a decisão nas mãos da CBF. "É entendimento da Caixa que a posse da taça se torna uma questão a ser tratada pelos clubes envolvidos e pela CBF", diz nota oficial do banco.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 23 6

Comentários (21)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.