publicidade

Imagem não é nada

Mais do que oferecer condições para Rivaldo brilhar em campo, o desafio da diretoria do São Paulo é transformar o tímido craque em um produto


Aos 38 anos, Rivaldo vai atacar de garoto-propaganda. Nem mesmo quando foi eleito o melhor jogador do mundo, em 1999, o habilidoso meia conseguiu se tornar um fenômeno de marketing. Por isso, mudar a imagem do camisa 10 será o maior desafio da diretoria tricolor, que no sábado anunciou a contratação do veterano.

"Confio no sucesso da parceria. Não concordo com quem diz que o Rivaldo não tem carisma. Ele é introspectivo, mas passa uma imagem de seriedade, de sinceridade. Vamos explorar isso da melhor forma", promete o diretor de marketing do Tricolor, Adalberto Baptista.

Nos últimos dias, o departamento de marketing do clube busca alinhavar acordos comerciais que possam envolver a chegada de Rivaldo. O objetivo é transformar a apresentação do campeão mundial no início de um negócio rentável.
"Estamos trabalhando bastante e, até o fim desta semana, o Rivaldo deve ser apresentado. Vamos viabilizar alguns parceiros", garante Adalberto.

Linha de produtos/ A ideia é fazer com que o ex-astro do Barcelona empreste sua imagem para o clube faturar. "Planejamos ações de exploração da marca, licenciamento de produtos e do material esportivo a ser usado pelo Rivaldo", comenta Baptista.

Ciente da importância de valorizar a contratação tricolor, o técnico Paulo César Carpegiani fez questão de ressaltar o suposto potencial de Rivaldo fora das quatros linhas.

"Por mais calado que o Rivaldo seja, ele tem um grande respeito. Foi eleito o melhor jogador do mundo. Não é para qualquer um. É natural ele virar um líder", previu o treinador.

Os futuros companheiros do craque também ajudam a preparar o terreno para a chegada do maior reforço do time nesta temporada.

"É um prazer jogar ao lado do Rivaldo. Será uma honra para todos nós", exclamou o atacante Fernandinho. "A gente sempre quer jogar com jogadores consagrados", emenda o lateral-esquerdo Juan.

Ciente da expectativa criada por causa de seu retorno a um time grande do Brasil, Rivaldo promete fazer todo o possível para agradar. "Estou confiante de que posso fazer um bom trabalho. Espero corresponder todas as expectativas", disse.

Opinião
José Carlos Brunoro,
Especialista em marketing esportivo

O marketing só vai funcionar se ele jogar bem

O grande marketing do Rivaldo sempre foi a sua performance dentro de campo. Ele nunca se preocupou muito em fazer marketing fora dos gramados. Por isso, é difícil saber se ele vai se tornar um produto, agora no São Paulo. Trata-se de um desafio.

O marketing pode funcionar se o Rivaldo jogar bem e criar identificação com a comunidade são-paulina. Isso ocorreu em outros clubes pelos quais ele passou.

Com os anos, o Rivaldo ficou mais maduro e experiente. Mas, para valorizar a imagem dele, acredito que o passado precisa ser mostrado. Terá de se fazer um bom trabalho. Acredito que ele está querendo voltar a jogar em alto nível e vai entender a importância de alavancar a sua imagem também fora das quatro linhas.

Corrida por Rivaldo
Futuro parceiro de Rivaldo no lado esquerdo do campo, o ala Juan prometeu correr dobrado para facilitar a vida de Rivaldo. "Sem dúvida, eu correria por ele. Eu me esforço e estou acostumado a correr pelos atacantes e meias. Se todo mundo correr para ajudá-lo, o São Paulo sairá ganhando", comentou Juan.

Xandão assume lateral
Insatisfeito com a fragilidade defensiva do São Paulo na derrota para a Ponte Preta, o técnico Paulo César Carpegiani promoveu nesta segunda-feira a entrada do zagueiro Xandão (foto acima) no time titular. O beque vai atuar improvisado na lateral direita. Com isso, Jean voltará a ser volante. Cléber Santana deve esquentar o banco de reservas.

Arma contra porrada
Preocupado com as inúmeras lesões sofridas no ano passado, o atacante Fernandinho (foto acima) está utilizando nesta temporada uma artimanha para evitar problemas. "Agora, eu uso uma proteção na perna direita, na qual eu protejo a bola. Isso está me ajudando, Continuo levando muita pancada, mas não dói", diz o camisa 12.

VEJA TAMBÉM
- Joia de Cotia ressurge no São Paulo sob comando de Zubeldía
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 30 11

Comentários (28)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 - Zorros del Desierto -
    Cobresal
    Cobresal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas
    https://media.api-sports.io/football/teams/136.png
    Vitoria
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade