publicidade

Retrospectiva 2010: artilheiros

Veja quem marcou pelo São Paulo ao longo da temporada

A temporada não foi de muitos gols para o São Paulo. O Tricolor balançou as redes 112 vezes em 71 partidas em 2010, alcançando uma média de 1,58 gols por partida.

Ao longo do ano o clube conseguiu poucas goleadas, como os 5 a 1 sobre o Monte Azul e os 5 a 0 sobre o Botafogo, ambos pelo Campeonato Paulista, e os 4 a 0 sobre o Atlético Mineiro, pelo Brasileiro, na despedida do time na temporada.

No Campeonato Paulista, a primeira competição do ano, o São Paulo apresentou seu melhor aproveitamento ofensivo no ano. O clube marcou 43 gols em 21 jogos, o que resulta em uma média de 2,04 gols por partida.

O meio-campista Hernanes e o atacante Washington, hoje no Lazio (ITA) e no Fluminense, respectivamente, foram os maiores marcadores do clube na campanha até as semifinais com seis gols cada.

Merecem destaque ainda os quatro gols de Fernandinho em sua estreia pelo Tricolor na vitória sobre o Monte Azul, o último gol de André Dias com a camisa do São Paulo (vitória sobre o Paulista por 3 a 0) e o primeiro gol de Junior Cesar pelo clube na goleada sobre o Botafogo, sem falar nos três gols de Rogério Ceni.

Por conta de toda dificuldade da competição e adversários de melhor qualidade do que no estadual, na disputa da Copa Libertadores da América a média ofensiva foi a mais baixa apresentada pelo time na temporada.

Em 12 partidas na competição continental o São Paulo marcou 15 gols, média de 1,25 por partida. O atacante Washington, com cinco gols, foi o jogador que mais marcou para o Tricolor durante a disputa.

Valem ser lembrados os gols de Fernandinho (o primeiro dele no Morumbi, que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Once Caldas e a classificação como líder do grupo e segundo melhor do geral) e Alex Silva (na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional), o primeiro do zagueiro em seu retorno ao clube, o único do camisa 3 nesta temporada.

No Campeonato Brasileiro o desempenho foi um pouco superior ao da Libertadores, mas ainda abaixo do aproveitamento apresentado no ano. Nas 38 rodadas o clube balançou as redes 54 vezes, com média de 1,42 gols por partida.

No nacional, o atacante Fernandão roubou a cena e foi o principal marcador da equipe. Ele somou oito gols na competição, seguido de perto por Dagoberto e Ricardo Oliveira, que marcaram sete gols cada.

O volante Casemiro, o meio-campista Lucas e o atacante Lucas Gaúcho conseguiram marcar pela primeira vez como profissional no Brasileiro deste ano, além do lateral-direito Ilsinho, que na última rodada se despediu marcando seu único gol em 2010.

Apesar do pouco volume de gols feitos, o que mais chamou a atenção foi a variedade de artilheiros no desempenho são-paulino. Ao todo, 28 jogadores diferentes marcaram pelo clube em 2010.

O grande destaque ficou por conta do atacante Dagoberto, que marcou 15 vezes no ano e pela primeira vez terminou um ano como artilheiro do Tricolor. Foram cinco gols no Paulista, três na Libertadores e sete no Brasileiro.



VEJA TAMBÉM
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 14 9

Comentários (27)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.