publicidade

Retrospectiva 2010: Tricolor tem ano de decepções dentro e fora de campo

Clube viu a sonhada Libertadores ficar com o Internacional e não conseguiu vaga para a competição em 2011. E Morumbi ficou fora da Copa 2014

Em 2009, o São Paulo ficou no quase. Teve chances de ser campeão brasileiro até a última rodada, mas viu o Flamengo ficar com a taça. Prometeu que não cometeria os mesmos erros em 2010. Tinha como objetivo maior, como sempre, a conquista da Libertadores. Mas um Paulista e outro Brasileirão também seriam muito comemorados. Ficou sem nada. E, pela primeira vez em sete anos, não entrará uma temporada pensando na competição continental. O objetivo em 2011 é o inédito título da Copa do Brasil.



Rogério Ceni chora após a EliminaçãoRogério Ceni chora após a eliminação da equipe na Taça Libertadores da América de 2010  (Foto: AE)


- Vamos começar em fevereiro nossa caminhada. São 12 jogos na possibilidade de título, vamos brigar para estar na final. Já cheguei perto em 2000, na final contra o Cruzeiro, mas perdemos no último minuto. Quem sabe não possamos chegar mais longe ainda - ressaltou Rogério Ceni.



Despedida Hernanes com Rogério Ceni campo São PauloHernanes se despede de Ceni (Foto: Vipcomm)



O ano não saiu como Ceni esperava. O ídolo tricolor, aos 37 anos, ainda deseja mais uma Libertadores e um Mundial em seu currículo. Chegou a vislumbrar esta possibilidade em 2010. Afinal, o São Paulo chegou até a semifinal da competição, contra o Internacional, e quem passasse enfrentaria o Chivas (MEX), que por ser da Concacaf não poderia ir a Abu-Dhabi. Ou seja, o finalista brasileiro já estaria no Mundial. Mas o Tricolor deu vexame em Porto Alegre, perdendo por 1 a 0 a primeira partida com uma postura apática e medrosa. No segundo duelo, no Morumbi, tentou acordar, mas era tarde. Mesmo com a vitória por 2 a 1, deixou que o Colorado ficasse com a vaga na final e, posteriormente, o título da Libertadores. O último jogo também marcou a despedida de Hernanes, que foi para o Lazio.



A paralisação das competições em junho, por conta da Copa do Mundo, atrapalhou o São Paulo na Libertadores, é verdade. Antes do intervalo, o time tinha atropelado o Cruzeiro nas quartas de final, com duas vitórias por 2 a 0, no Mineirão e no Morumbi, e um futebol empolgante. No retorno à competição continental, decepcionou. Logo depois da eliminação para o Inter, Ricardo Gomes deixou o comando da equipe. A diretoria escolheu Sérgio Baresi, da base, como treinador interino.






No início do ano os meninos da base, comandados por Baresi, até mostraram que a temporada poderia ser promissora e levaram o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o Santos nos pênaltis na decisão. Mas o Tricolor parou por aí. No Paulista, pelos profissionais e ainda com Gomes no cargo, o clube novamente encontrou o Peixe. Mas, nas semifinais, não conseguiu parar os meninos da Vila e foi eliminado do Estadual com duas derrotas: 3 a 2 no Morumbi e 3 a 0 na Vila Belmiro, com dois de Neymar na segunda partida e paradinha no pênalti, enganando Ceni. Ganso também deixou o seu (assista aos gols). Apesar de a Libertadores ainda ser a prioridade naquela ocasião, o golpe pela saída no Paulista foi duro. Afinal, o São Paulo não vence esta competição desde 2005.




A diretoria contratou muitos jogadores desde o início do ano. Chegaram no começo da temporada Fernandinho, Xandão, Marcelinho Paraíba, Leo Lima, Alex Silva, Cléber Santana, Cicinho, Carlinhos Paraíba, Rodrigo Souto, André Luis. Mas destes, o único que realmente deu certo foi Alex Silva, que em seu retorno ao clube mostrou aos torcedores que nunca deveria ter saído. Marcelinho, Leo, Cicinho e André Luis foram embora sem brilhar. Carlinhos e Cleber quase foram negociados por falta de aproveitamento, mas não houve acordo e permaneceram. Fernandinho teve algumas chances mais no fim do ano, Xandão ficou na reserva a maior parte do tempo e Souto terminou o ano como titular.



marcelinho paraiba leo lima carllinhos paraiba xandao andre luis fernandinho são paulo apresentaçãoMarcelinho Paraíba, Leo Lima, Carllinhos Paraíba, Xandão, André Luis e Fernandinho na apresentação no São Paulo, no início da temporada 2010 (Foto: agência Vipcomm)


No meio do ano ainda chegaram mais três nomes: Fernandão em meados de abril, e, durante a Copa, Samuel (para ser reserva na zaga), Ilsinho e Ricardo Oliveira. O lateral não conseguiu atingir a forma ideal e terminou o ano sem poder ajudar muito. Em contrapartida, Oliveira fez boas partidas e foi um dos destaques do time, mas não conseguiu o principal objetivo: levar o time à final da Libertadores. Fernandão foi muito bem contra o Cruzeiro, mas deixou a desejar contra o Inter.



Assim que Oliveira chegou, Washington deixou o Tricolor Paulista para voltar ao carioca. E parece ter feito a escolha certa: terminou o ano como campeão nacional (assim como André Luis, que estava na reserva do time carioca). O Brasileiro não foi nada bom para o São Paulo desta vez. Depois da volta da Copa, o time não conseguiu se encontrar. Gomes saiu após a queda na Libertadores e Baresi tinha a missão de manter o time pelo menos na briga por uma vaga para a competição continental, mas oscilou demais e irritou torcida e até dirigentes. Paulo César Carpegiani foi a solução encontrada pela diretoria para tentar resgatar o time da maré de altos e baixos. O novo treinador chegou com força e conseguiu uma arrancada de três vitórias, deixando a equipe esperançosa de alcançar o G-3. Mas tropeços decisivos, como as derrotas para o Ceará e para o Corinthians por 2 a 0 afastaram a equipe do objetivo.







O primeiro ano na Copa do Brasil estava se aproximando. Para completar, o time paulista foi contestado pela derrota por 4 a 1 para o Fluminense (assista aos principais lances), resultado que colocava os cariocas no topo da tabela e tirava o Corinthians (que empatou com o Vitória no mesmo dia por 1 a 1) da liderança. Ceni não aceita este tipo de insinuação, até porque o São Paulo perdeu dois jogadores expulsos (Xandão e Richarlyson) e só foi derrotado após ficar com nove em campo.



- Faço o melhor todo jogo, e se um dia disserem que não precisa que me tirem então. Eu acredito que começamos um primeiro tempo abaixo do esperado, mas no segundo fomos bem, empatamos o jogo. Aquelas duas expulsões prejudicaram bastante. O 4 a 1 não reflete o que foi o jogo e acaba sendo vergonhoso para nós, pois as pessoas podem interpretar como uma entrega e essa não é a realidade. O resultado leva as pessoas a acharem algo assim. Sem dois jogadores nos desorganizamos, não deu para segurar - justificou Ceni.



Sem a vaga na Libertadores, em nono lugar na tabela, o Tricolor Paulista de Carpegiani agora vai se voltar para a Copa do Brasil. O primeiro jogo é contra o Treze-PB, em Campina Grande, no dia 15 de fevereiro. Ceni espera o título para que, em 2012, esteja novamente na Libertadores. E não desiste do sonho de conquistar a América e o Mundo mais uma vez.




- Eu gostaria de jogar o mais importante, que é a Libertadores, mas não fizemos por merecer essa vaga e temos que jogar o nosso principal campeonato do primeiro semestre, que é a Copa do Brasil. Se o título acontecer vamos encarar com muito orgulho. A Copa do Brasil é importantíssima, chegamos à final em 2000 contra o Cruzeiro e 11 anos depois vamos brigar pela taça sem dúvida - completou.



Derrota fora de campo



morumbi 2014Ilustração do Morumbi para 2014 apresentada pelo

clube (Foto: Divulgação/Site Oficial)


Além das decepções nas quatro linhas, o São Paulo também sofreu um grande baque no aspecto político. O Morumbi, estádio escolhido pelo Comitê Paulista para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014, entregou três projetos que não foram aprovados pela Fifa, apresentou uma reforma em torno de R$ 630 milhões que, enfim, foi aceita, mas não conseguiu apresentar as garantias financeiras para bancar este valor. Tentou então emplacar outro projeto, no valor de R$ 265 milhões. Mas já havia esgotado a paciência da CBF e da Fifa, e foi excluído da Copa. Agora o Estado aposta em um estádio a ser construído pelo Corinthians.



VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 12

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.