publicidade

A origem de Lucas, o queridinho da vovó!

Meia recebeu o LANCENET! na casa onde nasceu, no Jardim Miriam

Lucas empina pipa no quintal da casa onde foi criado (Foto: Reprodução da TV LANCE! )

Em 2006, 86 jovens de 15 a 29 anos (por 100 mil habitantes) foram assassinados em Cidade Ademar, distrito onde se localiza o bairro Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo. São dados do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo, o Pro-Aim. Destes, um poderia ser Lucas, ou Marcelinho, apelido dos primeiros anos de futebol.

Mas o esporte e a proteção de dona Maria Aparecida, a avó, deram ao atleta mais promissor do São Paulo nos últimos anos um destino diferente. Hoje, felizmente, o menino faz parte de outra estatística: a das grandes revelações do futebol.

– Fui criado pela avó e graças a Deus tenho orgulho disso. Ela me criou muito bem, né? Está dando muito certo – orgulha-se Lucas.

A história da avó Maria Aparecida se confunde com a de Lucas e do Jardim Miriam, bairro onde a família se estabeleceu no início da década de 70. Ela veio da Bahia e começou a construir o lugar dos primeiros passos para o futebol do neto.

– Foi neste quintal onde tudo começou. Vivia dia e noite jogando bola com meu irmão, com meu primo. Com chuva, sol, a bola caia para o mato, me machucava, mas era muito bom – emociona-se Lucas.

– Não tinha quase nenhuma casa aqui, minha avó que levantou tudo. Esta rua tinha tinha de ter o nome dela – diz o irmão Thiago.

O quintal a que Lucas se refere foi o de sua criação, em uma das casas da família no Jardim Miriam, onde ele recebeu o L!. Das lembranças da infância pobre e alegre, em que o som da batida da bola no muro misturava-se ao dos tiros na rua, a mais marcante é a da avó.

Ele lamenta pela maior responsável por sua humildade, tão ressaltada pelos colegas, não presenciar o momento mais feliz de sua vida. Aparecida faleceu em 2006, ano em que o neto chegou ao São Paulo, pelo qual hoje brilha. Ela também não pôde acompanhar a evolução do Jardim Miriam. Em 2009, menos jovens foram assassinados na região: 55 (por 100 mil habitantes).

– É a vida. Tenho certeza de que, lá de cima, ela está feliz comigo.

Deve estar, sim, Lucas!

VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 7

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.