publicidade

Abertura da janela 'promete' mercado aquecido em janeiro

Ronaldinho e Adriano são os principais jogadores que podem esquentar as negociações em 2011

Adriano e Ronaldinho são as esperanças para aquecer o mercado (crédito: Arquivo LANCE!)

Todo final de ano os torcedores dos grandes clubes esperam por reforços como presentes de Natal antecipados. Hoje, porém, a expectativa é de que o Papai Noel faça hora extra e entregue as "lembranças" somente após o início de 2011.

E uma das principais responsáveis por isso é a abertura da janela de transferências da Europa, que acontece no dia 1º de janeiro. Sem a possibilidade de ir para o exterior antes do término de 2010, os jogadores aguardam por uma proposta do futebol europeu e "travam" algumas negociações entre os clubes.

É o caso do lateral-esquerdo Juan, do Flamengo. Com o contrato prestes a se encerrar, ele decidiu que não continuará no Rubro-Negro e já acertou salários com o São Paulo. Porém, ainda aguarda por uma proposta de um clube europeu para definir onde jogará em 2011.

Outro motivo que colabora para o aquecimento do mercado no Brasil em janeiro é o fato de muitos vínculos acabarem no dia 31 de dezembro. Com isso, os clubes aguardam o término do contrato dos atletas para anunciarem os reforços.

Além disso, com o desejo da maioria dos jogadores de atuar na Europa e a disparidade entre os salários pagos no exterior e no Brasil, é comum os clubes brasileiros perderem algumas peças com a abertura da janela. Isso faz com que as diretorias só trabalhem com mais intensidade na busca por reforços quando perdem algum atleta e recebem dinheiro com a venda.

– Acho que em janeiro pode melhorar. O pessoal que vai embora acaba trazendo caixa para o clube para que ele possa repor as peças que perdeu – afirmou Antônio Carlos Corcione, membro do Conselho Gestor do futebol do Palmeiras.

E o Verdão pode fazer uma das contratações mais impactantes para a próxima temporada. O clube trabalha para trazer o meia Ronaldinho Gaúcho, que está no banco do Milan (ITA). Outra estrela que pode voltar ao Brasil é o atacante Adriano, da Roma (ITA). O Corinthians já acertou os salários com o atleta e espera a liberação dos italianos para anunciar o reforço.

Muito ocupado com as crianças, o Papai Noel, realmente, só deve se lembrar do futebol em janeiro.


Confira um bate-bola com Antônio Carlos Corcione, membro do Conselho Gestor do Palmeiras:

LANCENET!: Por que os clubes estão com dificuldades para contratar reforços neste ano?

CORCIONE: Os preços são altos e os clubes estão sem caixa. É muito difícil. Os valores são muitos altos e os clubes estão com o chapéu na mão.

LNET!: Como resolver isso?

C: Usando a intermediação de um empresário, tentando realizar trocas ou com a ajuda de um investidor. Mas, para mim, é a hora de usar a base. Seria o ideal.

LNET!: Essa demora atrapalha no planejamento do time?

C: Lógico. Depois você fica sem condição de fazer com calma e contrata às pressas, sem pegar o jogador que você queria. Acaba tapando buracos, contratando de maneira irregular. Traz o que o time não precisava.


Contratações dos clubes paulistas para a próxima temporada:

Corinthians

Duas semanas após o término do Campeonato Brasileiro, o único reforço confirmado pelo Timão é o zagueiro Wallace, que estava no Vitória. A direção volta os olhos para o ataque: Marcinho e Willian estão próximos e Adriano negocia para reforçar equipe.

Palmeiras

Neste ano, o Palmeiras ainda não conseguiu contratar ninguém. A direção sonha com a chegada do meia Ronaldinho Gaúcho, do Milan (ITA). Enquanto isso, porém, alvos mais fáceis, como Chico e Maikon Leite, estão cada vez mais longe de um acerto.

Santos

Após uma temporada brilhante, a diretoria do Peixe conseguiu manter a base. Além disso, contratou o meia Victor Hugo, do Santa Cruz, e repatriou o volante Elano, que estava no Galatasaray (TUR). Foi o negócio de maior impacto entre os clubes paulistas.

São Paulo

O clube ainda não tem nenhum jogador contratado. Mais próximo disso, o lateral-esquerdo Juan, ex-Flamengo, aguarda propostas da Europa para, como segunda opção, fechar com o Tricolor. Para o meio, Alex, Wagner e Thiago Neves são sonhos.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 12

Comentários (25)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.