A quatro rodadas do fim do Brasileirão, o assunto do momento é: times vão entregar jogos para prejudicar seus rivais regionais? De agora até o a última rodada, dois jogos estão nesta situação: São Paulo x Fluminense e Palmeiras x Fluminense.
Veja abaixo uma lista de jogos de Brasileiro que ficaram na história por suspeita, sem nenhuma comprovação, de que um time jogou para não ganhar.
Flamengo 2 x 1 Grêmio
Na última rodada do Brasileirão do último ano, houve um Gre-Nal indireto na luta pelo título. O Grêmio visitou o Flamengo, então líder. O Internacional, vice-líder, jogava contra o Santo André com o ouvido colado na partida do Rio de Janeiro. Ao longo da semana, muito se falou sobre uma possível facilitação gremista, que mandou um time reserva ao Maracanã, contudo, a vitória dos cariocas foi construída com muito sacrifício.
Corinthians 0 x 2 Flamengo
No dia 29 de novembro de 2009, o Flamengo visitou o Corinthians. A vitória rubro-negra por 2 a 0 garantiu ao Fla a ponta da tabela, faltando apenas uma rodada para o final da competição. Palmeirenses e são-paulinos, que ainda sonhavam com a taça, acusaram o Timão de entrar relaxado demais no jogo. No pênalti cobrado por Leo Moura, o goleiro Felipe não esboçou reação alguma, o que gerou protestos e desconfiança dos rivais diretos na briga pelo título. Outro fator que resultou em gritaria foi a transferência do joga da capital para a cidade de Campinas.
Bahia 1 x 0 Flamengo
O Rubro-Negro esteve envolvido em outro jogo que despertou reações. Pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 1996, o clube da Gávea recebeu a visita do Bahia, em São Januário. O Fluminense, que estava entre os rebaixados, dependia de uma ajuda do rival para tentar escapar da Série B. Com a derrota do Fla, o Tricolor acabou rebaixado.
Goiás 2 x 1 Internacional
No Campeonato Brasileiro de 2005, o Inter foi vice-campeão do Brasil. Em uma partida diante do Corinthians no Pacaembu, o Colorado foi prejudicado pela arbitragem. Houve a anulação de um gol legítimo, a não marcacão de um pênalti e a expulsão de Tinga. O Timão foi o campeão. Um ano depois, o Inter poderia colaborar com a permanência dos paulistas na Série A, no entanto, perdeu para o Goiás. A semana que precedeu o jogo foi marcada pelos questionamentos da lisura do comportamento do Inter diante dos goianos.
VEJA TAMBÉM
- NEGÓCIO FECHADO: Meia dá adeus ao São Paulo e fecha com rival
- AVANÇO NA CONTRATAÇÃO? Atualização de investida tricolor, por Wendell, lateral do Porto
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz