publicidade

São Paulo e Santos disputam clássico decisivo no Morumbi

São Paulo e Santos se reencontram pela quinta vez nesta temporada. Em momentos distintos no Campeonato Brasileiro, as equipes têm pretensões diferentes. Na 10ª colocação com 41 pontos ganhos, o time do Morumbi ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores da América de 2011. Enquanto isso, a equipe santista voltou a sonhar com o título, já que está seis pontos atrás do líder Cruzeiro (48 a 54).

Bicampeão mundial interclubes em 1992/93 pelo São Paulo, ex-zagueiro Ronaldão conta que seu primeiro grande clássico com a camisa do time do Morumbi foi um ‘San-São’. “É um jogo tradicionalíssimo e que me traz boas recordações. Foi o primeiro grande clássico que disputei na carreira e logo já tive que marcar o Serginho Chulapa. Não foi nada fácil, mas vencemos (por 3 a 1)”, disse, em tom bem-humorado.


Com a contusão de Ricardo Gomes, Ronaldão foi à Copa de 94, quando se sagrou tetracampeão mundial

Destaque do São Paulo comandado por Telê Santana, Ronaldão também teve boa passagem pelo Santos, entre 1997 e 1998 e lembra que marcou um gol num clássico disputado na Vila Belmiro, embora o resultado tenha sido desfavorável para o time alvinegro, 3 a 2. “Nesse jogo, fiz um gol no Rogério Ceni”, contou. Mas o defensor tem boas lembranças de uma partida válida pelo Brasileirão de 1997, quando a equipe da Baixada Santista venceu por 2 a 1. “Na época, o Santos tinha só ex-são-paulinos no grupo, o Caio, o Zetti e o Muller”, completou.

No São Paulo, o técnico Paulo César Carpegiani vai escalar um time ofensivo, com o jovem Lucas na armação e o trio Fernandinho, Dagoberto e Ricardo Oliveira no ataque. Sem poder contar com o volante Casemiro, que está com amigdalite, o treinador vai promover a entrada de Carlinhos Paraíba no meio de campo. Dessa forma, Richarlyson atuará na lateral-esquerda no lugar de Diogo. Em fase de recuperação de uma torção no tornozelo, o lateral-direito Ilsinho seguirá de fora dos gramados.

Com uma sequência de três vitórias, o Santos pega o São Paulo disposto a chegar próximo do líder Cruzeiro. As vitórias diante do Fluminense, Internacional (RS) e Atlético Paranaense nas últimas três rodadas deixaram o time santista na quarta posição, e uma vitória no Morumbi e um possível tropeço do Corinthians pode colocar a equipe de volta ao G3 do Brasileirão.

Maior artilheiro da história tricolor e ídolo santista, Serginho Chulapa acredita que a partida deste domingo seja equilibrada, pelo bom momento dos dois times. “Em clássico não dá para apontar um favorito, pois os times sempre se superam. O Santos vem embalado pelos últimos resultados e com a grande possibilidade de chegar ao título. Mas o São Paulo nunca está morto. Depois da chegada do Carpegiani o time se acertou e ainda quer uma vaga na Copa Libertadores. Num jogo desses nunca é fácil indicar um favorito”, ressaltou o ex-camisa 9.


Maior artilheiro da história do São Paulo, Serginho Chulapa é caso raro de ídolo em duas equipes rivais

Autor de gols decisivos tanto por Santos como por São Paulo, o ex-goleador não esquece dos principais momentos disputando o clássico. “Quando se fala em um ‘San-São’ sempre me vem à mente bons momentos. Fiz jogos inesquecíveis e gols memoráveis pelos dois clubes. Santos e São Paulo sempre deram bons jogos. Jogando pelo São Paulo, guardo comigo um jogo no Pacaembu em 1977 quando vencemos por 3 a 0 com três gols meus. Já pelo Santos, um jogo que me marcou foi uma vitória por 2 a 1 no Morumbi onde marquei os dois do Santos, no estádio do Pacaembu, isso em 1983”, relembrou Chulapa.

Com 48 pontos e candidato ao título, o Santos mesmo classificado para a Copa Libertadores de 2011 tem tudo para se manter vivo na briga pelo tricampeonato brasileiro e vem embalado para o clássico. Para o volante Arouca, vencer o jogo contra o São Paulo é de extrema importância para continuar sonhando com o título. “Nosso único objetivo é o título. Agora ficou bem mais claro que temos essa oportunidade, estamos apenas a seis pontos do líder. É lógico que temos que respeitar o São Paulo, é um clássico e estamos jogando na casa deles, mas o que nos interessa é apenas a vitória”, ressaltou o volante.

A única mudança do técnico interino Marcelo Martelotte em relação ao jogo da última rodada fica por conta da lateral-esquerda. Léo será poupado devido a uma lesão cervical e vai ceder a vaga à Alex Sandro.

São Paulo e Santos têm um retrospecto equilibrado em confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Em 46 partidas foram 20 vitórias tricolores, 18 do Santos e outros oito empates. O último jogo entre ambos aconteceu pela 11ª rodada do primeiro turno na Vila Belmiro, com vitória santista por 1 a 0 com um gol contra do zagueiro Renato Silva.

Ficha técnica

São Paulo:

Rogério Ceni;
Jean,
Alex Silva,
Miranda e
Richarlyson;
Rodrigo Souto,
Carlinhos Paraíba (Diogo) e
Lucas;
Fernandinho,
Dagoberto e
Ricardo Oliveira.
Técnico: Paulo César Carpegiani.


Santos:
Rafael;
Pará,
Edu Dracena,
Durval e
Alex Sandro;
Roberto Brum,
Arouca, Danilo e
Alan Patrick;
Zé Eduardo e
Neymar.
Técnico: Marcelo Martelotte.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (DF); Emerson Augusto de Carvalho e Marcio Luiz Augusto (ambos de São Paulo).

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Data e hora: dia 17 (domingo), às 18h30.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 5

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.