publicidade

Promotoria de São Paulo vai investigar monotrilho na região do Morumbi

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar se há "irregularidades e danos à ordem urbanística" na implantação da linha 17-ouro do metrô, que ligará o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara.

A investigação foi aberta ontem, após representação da ONG Movimento Defenda São Paulo e do Palm Springs, um condomínio de casas de alto padrão do Morumbi. O promotor Raul de Godoy Filho pediu informações à SPTrans, à Casa Civil do governo de SP e à prefeitura.

O órgão quer detalhes sobre a escolha do monotrilho --trem que trafega sobre um elevado--, as intervenções necessárias, os danos ambientais e a estimativa de imóveis desapropriados.

O Estudo de Impacto Ambiental da obra prevê desapropriar 132 mil m2, incluindo lojas, imóveis de alto padrão e dois empreendimentos ainda na planta, como revelou ontem a Folha.

A iniciativa representa uma escalada na ofensiva articulada por entidades do Morumbi contra o projeto.

Segundo Reynaldo Abujamra, síndico do Palm Springs, entidades da região também irão à Justiça. "A indignação é muito grande. O bairro é residencial. Não deixam arrancar uma árvore e vão empurrar essa obra?"

A maior queixa é que o governo tem um "projeto pronto" e tenta aprová-lo em audiências em locais como a favela de Paraisópolis e o Jabaquara, onde a resistência é menor. Não há audiência prevista para o Morumbi.

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que comanda as audiências, é acusado de estar "aparentemente comprometido com as empreiteiras". Ele não quis comentar.

DEGRADAÇÃO

Além das críticas à falta de discussão, a representação questiona outros aspectos do projeto como as desapropriações e a degradação da paisagem com a construção do elevado de 15 metros de altura, com colunas de sustentação erguidas a cada 30 metros --a extensão é de 20 km.

Segundo a representação, o projeto "ocasionará impactos visuais, ambientais e sonoros em uma região de grande concentração residencial e de escolas".

Invocam com frequência o elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro, "erro urbanístico que ocasionou forte degradação visual, sonora, ausência de privacidade, desvalorização imobiliária e aumento da criminalidade".

OBRA IMPORTANTE

O Metrô defende a obra, diz que o monotrilho causa baixo impacto ambiental e menos desapropriações. Afirma, ainda, que é importante para o sistema de transporte público a integração do aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária e do Morumbi ao restante da malha por meio de conexões com as linhas 1-azul e 4-amarela.

A companhia disse, ainda, que "tomará as medidas cabíveis" para "garantir o interesse público" caso o projeto seja questionado na Justiça.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 22

Comentários (54)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.