publicidade

Professores pardais do Majestoso

Com inovações em treinos e jogos, Adilson e Baresi buscam algo novo para vencer o clássico

Adilson e Baresi vão estrear no Majestoso. Treinadores são conhecidos por suas inovações nos jogos e nos treinos

O que é uma invenção? Entre várias definições, o dicionário Aurélio diz que é uma coisa nova criada no campo da ciência, da tecnologia ou das artes. Ainda não deu para entender? Então, é melhor perguntar para Adilson Batista ou Sérgio Baresi, comandantes de Corinthians e São Paulo, respectivamente, no clássico deste domingo, às 18h30, no Pacaembu. Mesmo com pouco tempo no cargo, ambos já são famosos por suas criações.

Jovens e antigos zagueiros, eles possuem muitas características parecidas. Tanto nos treinamentos como nos jogos, nada se torna monótono, sempre há algo novo. E para entender alguma atividade ou até uma alteração, é preciso estar atento.

Adilson Batista ganhou a fama de professor Pardal ainda no Cruzeiro. Aliás, foi o próprio técnico que se nomeou desse jeito. Tudo para explicar um empate com o Ituiutaba, pela semifinal do Campeonato Mineiro 2008. Após estar na frente por 4 a 1, a Raposa levou o empate. Depois, a fama pegou e as “invenções” também.

Até o momento, no Corinthians, ele não se mostrou tão inspirado. Alterações polêmicas apenas na derrota por 3 a 1 para o Avaí, no último domingo. Mas tudo quando o time já estava atrás no marcador. Já nos treinos, nada muito diferente. Apenas suas participação constante nas atividades, inclusive nos rachões.

Pelo lado são-paulino, a situação é outra. Ainda sem vencer no comando do time (foi um empate por 2 a 2 com o Cruzeiro em sua única partida), Sérgio Baresi tem ficado mais conhecido pelos treinamentos diferenciados. Atividades com três gols, dois times e quatro uniformes diferentes. Isso sem contar a cartilha.

Com invenções diferentes, Adilson e Baresi têm a mesma meta: vencer o clássico amanhã. Resta saber qual invento será um sucesso. E qual vai quebrar no meio do caminho.

Pardalzices de Adilson

Ao ataque pela virada
Na derrota para o Avaí, Adilson tirou o zagueiro William para colocar o volante Paulinho. Assim, Ralf foi para a zaga. Depois, tirou Roberto Carlos e colocou o meia Danilo.

Auxílio para o Fenômeno
Para colocar Ronaldo em forma, o técnico tem até treinado com ele. É normal vê-lo apoiando o atacante.

Quem divide com ele?
Mesmo sem jogar mais, Adilson não esquece o futebol. Ele participa dos rachões e não foge das divididas.

Pardalzices de Baresi:

Treinos diferenciados
Sérgio Baresi faz alguns trabalhos que não são comuns. Um exemplo é treinar com quatro balizas. Em entrevistas, os jogadores aprovaram os métodos inovadores do novo treinador.

Dossiê dos adversários
Assim como José Mourinho, Baresi distribui para os jogadores um CD com as informações do rival antes dos jogos.

Alteração ousada
Em sua estreia, o Sampa vencia o Cruzeiro até Baresi trocar um volante por um atacante. O jogo terminou empatado.

A opinião de Adilson:

"Isso foi brincadeira. Na realidade, eu mesmo brinquei. Vencíamos um jogo por 4 a 1 do Ituiutaba e estava com o volante Henrique de zagueiro. Aí, coloquei o Apodi (lateral-direito) no lugar do Guilherme (atacante), botei o Thiago Martinelli de zagueiro e adiantei o Henrique. Mas em três contra-ataques, fizeram 4 a 4.

Teoricamente, um zagueiro teria de segurar. E em três contra-ataques, empataram. Acontece. Mas ali, eu brinquei e o torcedor foi na onda."

A opinião de Baresi:

"Os trabalhos, sem exceção, saíram da minha cabeça. Tive alguns treinadores que fizeram, mas saiu de mim. Não sei se outros trabalham. Desenvolvi os métodos de acordo com o que penso em relação ao jogo. Tem técnico que admiro, mas não me espelho em ninguém. Se eu precisar agregar o que alguém faz, sem problemas. E também não tenho nenhuma vaidade em passar também. Algum dia vou mostrar o material para vocês (imprensa) depois de um jogo."

A inspiração:

Professor Pardal (personagem da série Tio Patinhas)
- 1952 foi o ano de criação do personagem por Carl Barks para a Walt Disney Company. Nos quadrinhos, ele é uma ave, amigo do Pato Donald e do Tio Patinhas. Ele é o inventor mais famoso de Patópolis e tem como assistente o Lampadinha. Suas invenções nem sempre dão certo. Tem como principal rival o Professor Gavião.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 5

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.