São Paulo e Internacional apresentam um equilÃbrio considerável em todo o histórico do confronto. Desde 1941, data do primeiro embate, o time tricolor e o colorado se enfrentaram em 59 oportunidades. São 21 vitórias paulistas, 19 empates e 19 vitórias gaúchas, com 76 gols são-paulinos e 68 do clube porto-alegrense. As duas equipes são adversárias na semifinal da Libertadores e reeditarão o duelo da decisão de 2006.
O primeiro encontro foi um amistoso no distante dia 19 de março de 1941 e o Internacional bateu o visitante por 3 a 2 no Estádio dos Eucaliptos. Depois disso, demoraram mais 32 anos até que a equipe paulistana conseguisse seu primeiro triunfo sobre o rival de Porto Alegre. Foi no 12º jogo entre ambos, no dia 18 de novembro de 1973 pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, que a equipe tricolor venceu por 2 a 1 em pleno Estádio Beira-Rio e acabou com o tabu de nunca ter vencido esse adversário. Até então, eram seis vitórias gaúchas e cinco empates. O 1 a 0 foi o resultado que mais ocorreu: doze vezes, sendo seis sucessos para cada lado.
Jogando no Rio Grande do Sul, são treze vitórias gaúchas, oito paulistas e onze empates. Dessas 32 partidas, apenas cinco não foram na atual casa do Internacional. Foram dois triunfos do Inter e dois empates no Estádio dos Eucaliptos em duelos amistosos entre os anos 40, 50 e 60 e outra vitória colorada no Estádio OlÃmpico em 1967, pelo torneio Roberto Gomes Pedroza. Ou seja: no Beira-Rio existe um grande equilÃbrio, com dez vitórias da equipe da casa, nove empates e oito triunfos do São Paulo.
Já no Estado paulista, treze vitórias são-paulinas, seis coloradas e oito empates. Desses, apenas um jogo não foi no Morumbi. Foi uma perda da equipe tricolor por 1 a 0 no Pacaembu pelo Brasileiro de 1974. O último jogo do confronto foi nesse estádio pelo Campeonato Brasileiro de 2009 e acabou com vitória são-paulina por 1 a 0. Aliás, o Inter não vence nesse local há exatos quatro anos.
A última vez foi justamente na partida mais importante da história desse clássico, quando no dia nove de agosto de 2006 o time gaúcho venceu por 2 a 1 em plena casa adversária e entrou em vantagem na decisão da Libertadores daquele ano. No encontro da volta, empate por 2 a 2 e o primeiro tÃtulo continental ao clube de Porto Alegre.
Essa havia sido a segunda vez que as equipes se encontraram em um torneio internacional. A primeira foi no ano anterior, em 2005, quando os gaúchos eliminaram o São Paulo das oitavas de final da Copa Sul-Americana também com vitória no primeiro jogo (2 a 1) e empate no decisivo (1 a 1). O time tricolor jamais venceu o rival da semi de agora em um campeonato que não seja nacional.
Uma curiosidade do duelo é que o clube paulista possui as três maiores goleadas e duas delas foram em território visitante. No Campeonato Brasileiro de 2001 e no de 1977 o São Paulo fez 4 a 1 no Inter em pleno Beira-Rio e igualou o placar de 1973, quando goleou o adversário no Morumbi pelo mesmo resultado. A vitória mais elástica do time gaúcho foi um 3 a 0 no torneio nacional de 2005. O clube porto-alegrense jamais marcou quatro gols num único jogo em cima da equipe tricolor.
Internacional e São Paulo se enfrentam em Porto Alegre no dia 28 de julho pela semifinal da Copa Libertadores. O jogo de volta será no dia quatro de agosto, no Morumbi, e o vencedor encara na decisão o classificado do duelo entre Chivas e Universidad do Chile.
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- MERCADO DA BOLA: Saiba sobre as novas contratações e saídas do São Paulo
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025