O Internacional chegou pela quinta vez nas semifinais da Copa Libertadores da América em sua oitava participação e enfrentará um velho conhecido e um Ãdolo: o São Paulo, rival do inesquecÃvel tÃtulo de 2006, e o atacante Fernandão, campeão continental e mundial com o clube colorado no mesmo ano.
Fernandão e Inter possuem uma história de quatro anos, que durou de 2004 até 2008. O atual camisa 15 tricolor conquistou dois tÃtulos gaúchos, uma Libertadores, uma Recopa e um Mundial da Fifa na equipe, marcando época com a camisa colorada.
O atleta está entre os maiores nomes da centenária história do time de Porto Alegre e poderia ter retornado ao clube no ano passado. No entanto, acertou com o Goiás na última hora e frustrou os planos do ex-time de contar novamente com seu futebol.
No time tricolor o avançado disputou apenas duas partidas, justamente as contra o Cruzeiro pelas quartas de final do troféu continental, mas já conquistou o respeito de comissão técnica e torcida com sua experiência, suas boas atuações e assistências para gols nos dois embates decisivos.
O Internacional alcançou essa etapa da principal competição das Américas pela quinta vez em sua história. A primeira foi em 1977, quando as semifinais erma disputadas em dois triangulares. A equipe gaúcha não conseguiu passar pelo Cruzeiro e pela Portuguesa da Venezuela e somente os brasileiros celestes avançaram à final daquele ano.
A segunda foi em 1980, quando caiu diante do Nacional do Uruguai depois de um empate sem gols e uma derrota pelo placar mÃnimo em Montevidéu. Em 1989, depois do vice-campeonato brasileiro do ano anterior o bom time do Inter da época novamente chegou entre os quatro principais times do continente. Após vencer o Olimpia no Paraguai e jogar pelo empate no Beira-Rio a equipe decepcionou em casa e foi derrotada por 3 a 2.
A quarta e última vez foi justamente no ano mais glorioso da história do time do Rio Grande do Sul. Diante de outra equipe paraguaia - desta vez o Libertad - o clube porto-alegrense empatou sem gols a primeira partida e venceu no Beira-Rio por 2 A 0, avançando à decisão contra o mesmo São Paulo que enfrenta agora em 2010.
Essa oportunidade foi a única que ambas as equipes se encontraram em uma competição internacional e a vitória por 2 a 1 no Morumbi deu o tÃtulo ao time colorado, que apenas segurou o 2 a 2 na capital gaúcha na partida de volta.
O São Paulo foi campeão da Libertadores em 1993, 1993 e 2005 e alcança esta etapa da competição pela nona vez, tendo sido derrotado apenas em duas. Em 1972, caiu no triangular semifinal diante do Independiente. A outra equipe da chave era o Barcelona do Equador, que ficou em último. Em 2004 foi eliminado pelos colombianos do Once Caldas com um empate em 0 a 0 e uma derrota por 2 a 1.
O clube tricolor ainda foi vice em três oportunidades. Em 1974, falhou diante do Independiente da Argentina - o maior detentor de tÃtulos da Libertadores com sete conquistas. Venceu na cidade paulistana por 2 a 1 e foi derrotado por 2 a 0 no paÃs argentino. No terceiro jogo, no Chile, derrota por 1 a 0.
Em 1994, perdeu a chance de conquistar o tricampeonato ao ser derrotado para o Vélez nos pênaltis por 5 a 3, depois de um resultado de 1 a 0 para cada lado. O terceiro e último segundo lugar nesta competição foi justamente em 2006 para o time colorado.
Internacional e São Paulo se enfrentam pelas semifinais da Libertadores no dia 28 de julho, em Porto Alegre. A partida de volta acontece na capital paulistana, no dia 4 de agosto.
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- MERCADO DA BOLA: Saiba sobre as novas contratações e saídas do São Paulo
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025