O mundo do futebol colocou o São Paulo diante da oportunidade de dar o troco ao seu último algoz. Um ano depois de ter sido eliminado pelo Cruzeiro na Copa Libertadores da América, que culminou em uma crise e na demissão do técnico Muricy Ramalho, o Tricolor tem agora a chance de empurrar a Raposa para a turbulência, na noite desta quarta-feira, à s 21h50 (de BrasÃlia), no Morumbi.
O time do técnico Ricardo Gomes venceu a primeira partida entre os clubes nestas quartas de final por 2 a 0, no Mineirão. Ou seja, pode até perder por um gol de diferença no Morumbi, mas, na verdade, quer um novo triunfo, o que complicaria ainda mais a situação do time celeste, que já chegou ao mata-mata com a pressão da eliminação precoce no Campeonato Mineiro. Por outro lado, uma reação da equipe de Adilson Batista pode levar o São Paulo à instabilidade.
"Cabe ter inteligência e colocar tudo em campo para fazer uma boa partida. Queremos avançar com uma vitória, que é melhor do que se classificar com uma derrota", alertou o volante Rodrigo Souto.
Mais uma vez, o principal trunfo do São Paulo será seu trio ofensivo, com Marlos, Dagoberto e Fernandão. A linha de frente deu bastante trabalho ao Cruzeiro e empolgou Ricardo Gomes, que apostará novamente no talento dos três.
"Acredito no modo de nossa equipe jogar, pois se comportou muito bem no Mineirão. Temos que nos preocupar em fazer novamente um grande jogo, pois demonstramos um futebol muito bonito e dinâmico, marcando os pontos fortes deles", afirmou Dagoberto.
O técnico Ricardo Gomes também acredita que o Tricolor não é o favorito, mesmo podendo perder por até um gol de diferença jogando em casa para se classificar. "Nossa vantagem é boa, mas não é decisiva. Certamente será um grande jogo. Só que sem atenção a vantagem desaparece. Resumo: esse negócio de zebra é um certo exagero. Fomos enfrentar o Cruzeiro no Mineirão com a concentração máxima e certamente eles vem da mesma forma no Morumbi", comentou o treinador.
Pelo lado do Cruzeiro, o técnico Adilson Batista conta com o retorno do goleiro Fábio, ausente na partida contra o AvaÃ, no último domingo, e com o zagueiro Leonardo Silva, que não atuou no primeiro confronto contra o São Paulo porque estava suspenso.
As dúvidas permanecem na lateral direita e no ataque. Jonathan e Kleber ainda se recuperam de lesões e não foram confirmados na equipe. Se os dois jogadores permanecerem fora, o volante Elicarlos deve ser improvisado na lateral e o atacante Wellington Paulista, que marcou dois gols na partida contra o AvaÃ, segue no ataque ao lado de Thiago Ribeiro.
Sabendo da importância da partida, o atacante Kleber prometeu que irá se esforçar ao máximo para estar em campo contra o Tricolor. "Eu me machuquei aos 20 minutos do primeiro tempo contra o São Paulo e continuei. É um jogo diferente, que vale o sacrifÃcio de todo mundo e, no que depender de mim, estarei em campo. Mas, à s vezes, é melhor não atrapalhar e deixar alguém que esteja mais preparado e bem fisicamente para a gente sair de lá com a classificação", analisou.
A missão de vencer o São Paulo por uma diferença de três gols ou fazer 2 a 0 para levar a disputa para os pênaltis é árdua, mas não impossÃvel. Confiantes, os jogadores cruzeirenses seguem no embalo da torcida e acreditam na classificação dentro do Morumbi.
"A gente acredita também. O torcedor tem que acreditar no seu time, ele sabe que a gente é capaz. O torcedor que acompanha o futebol brasileiro sabe que o Cruzeiro é uma grande equipe, joga bem e jogou melhor que o São Paulo. Vamos procurar os gols que a gente precisa, com muita determinação e entrega total", ressaltou o volante FabrÃcio.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CRUZEIRO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 18 de maio de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (BrasÃlia)
Ãrbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e MaurÃcio Espinosa (ambos do Uruguai)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Cicinho, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão.
Técnico: Ricardo Gomes.
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan (Elicarlos); Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; FabrÃcio, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kleber (Wellington Paulista). Técnico: Adilson Batista.
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- River Plate de Gallardo interfere nos planos do São Paulo FC no mercado
- PROVOCAÇÃO? Milly alfineta o São Paulo e afirma que a camisa do tricolor tem menos valor que rival brasileiro