Quais foram os 10 maiores jogadores entre os mais de 1000 da história do São Paulo Futebol Clube? É esta pergunta que o livro "Os dez mais do São Paulo", que será lançado nesta quarta-feira, na capital paulista, se propõe a responder.
De autoria do jornalista Arnaldo Ribeiro, a obra é a quarta da série “Ãdolos Imortais†, da Maquinária Editora, escrita por diversos autores e que já teve como tema os principais personagens da história de Flamengo, Corinthians e Palmeiras.
Para definir os 10 jogadores perfilados no livro do São Paulo, Ribeiro promoveu uma eleição com jornalistas são-paulinos, além do ator Cássio Gabus Mendes e do superintendente de futebol do clube, Marco Aurélio Cunha. Entre os jornalistas, além do proprio Arnaldo, votaram: Alberto Helena Jr., Conrado Giacomini, José Maria de Aquino, José Paulo de Andrade, Paulo Planet Buarque, Rodrigo Bueno e Victor Birner.
Nenhum dos jogadores eleitos teve votação unânime, mas o meia Raí e goleiro Rogério Ceni foram os mais citados, com 9 votos cada. Na sequência vieram Canhoteiro (8), Pedro Rocha, Careca e Dias (7), Leônidas, Darío Pereyra e Serginho (6) e Bauer (4).
Confira abaixo em que período os jogadores eleitos atuaram pelo São Paulo e quantos jogos e gols fizeram pelo clube:
* Raí (1987-93; 1998-2000) - 393 jogos, 124 gols
* Rogério Ceni (desde 1993) - 873 jogos, 85 gols
* Canhoteiro (1954-63) - 402 jogos, 104 gols
* Pedro Rocha (1970-77) - 390 jogos, 119 gols
* Careca (1983-87) - 191 jogos, 115 gols
* Dias (1960-73) - 523 jogos, 76 gols
* Leônidas (1942-50) - 210 jogos, 142 gols
* Darío Pereyra (1977-88) - 451 jogos, 38 gols
* Serginho (1973-82) - 401 jogos, 243 gols
* Bauer (1944-57) - 398 jogos, 18 gols
O evento
O lançameno do livro "Os dez mais do São Paulo" acontece a partir das 19 horas na Saraiva Megastore do shopping Morumbi, que fica na Av. Roque Petroni Jr., 1089, em São Paulo. No evento, são aguardados alguns do jogadores perfilados no livro, como Rogério Ceni e Darío Pereira.
Livro elege os 10 maiores jogadores da história do São Paulo
Raí e Rogério Ceni lideram a relação, definida depois de consulta a vários jornalistas são-paulinos
Fonte IG Esportes
9 de Dezembro de 2009
Avalie esta notícia:
16
3
VEJA TAMBÉM
- São Paulo day? Empresário que tenta ajudar o Tricolor virar SAF cria projeto para investimentos no São Paulo- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!