publicidade

Botafogo vira no fim e derruba o líder São Paulo no Engenhão

Jobson mantém time fora da degola. Tricolor torce contra o Fla

Botafogo e São Paulo fizeram um duelo muito disputado no Engenhão, com duas viradas, neste domingo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, sob a condução do elétrico Jobson, o time carioca derrubou o líder e venceu heroicamente por 3 a 2.

Com o resultado, o Alvinegro foi a 44 pontos na tabela, e segue na 16ª posição, fora da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Tricolor ficou com 62 pontos, manteve-se na primeira colocação, mas torce contra o Flamengo para não perdê-la.

PRIMEIRO TEMPO

Para neutralizar um São Paulo líder do Brasileiro, a tática do Botafogo foi chocar. Jobson, elétrico, conduziu toda a energia da pressão: logo aos oito minutos ele sofreu uma falta que Juninho bateu para Ceni defender, aos 45 minutos perdeu uma grande chance em passe de Lucio Flavio, mas, aos 14 minutos, chutou de fora da área bola recuperada por Reinaldo para abrir o placar no Engenhão.

Do lado do Tricolor, acuado pela movimentação inicial do Alvinegro, o desempenho também foi simbolizado por um nome: Washington. Apagado, isolou a bola em sua primeira chance. Contudo, a equipe paulista foi encaixando seu jogo e encurralou o oponente. Marlos obrigaou Jefferson a grande defesa aos 42 minutos e Miranda acertou a trave aos 48 minutos. Aos 49 minutos, Junior Cesar cruzou pela esquerda e Washington cabeceou para empatar.

SEGUNDO TEMPO

O enredo da partida mudou na etapa final, mas os personagens principais não. Na verdade, eles tomaram para si o papel de coadjuvantes. Precisando vencer para evitar o risco de perder a liderança, o São Paulo foi para o ataque e, logo aos dez minutos, virou. Após cobrança de lateral pela esquerda do ataque, a bola chegou em Washington na grande área. Ele se enroscou com seu marcador e Jorge Wagner chegou batendo para balançar a rede.

Sem sentir o golpe, o Botafogo buscou o ataque e con seguiu o empate rapidamente, para a explosão dos mais de 26 mil presentes no estádio. Aos 13 minutos, em jogada confusa, a equipe carioca chegou aos segundo. Jobson entrou na área adversária pela esquerda e cruzou, saindo de campo. A defesa cortou antes de Victor Simões e a bola voltou para Jobson, que escorou. Renato tocou de cabeça quase sobre a linha para a rede.

O confronto entre o Alvinegro e o Tricolor Paulista ficou aberto, com as duas equipes buscando a vitória - o primeiro para evitar a zona de degola, o segundo para seguir no topo. Aos 25 minutos, Richarlyson foi expulso. Porém, apesar do volume, o time da casa não assustava. Mais perigoso, o oponente acertou o travessão aos 30 minutos, com Hernanes. Juninho ainda levou o vermelho aos 38 minutos. No fim, Jobson recebeu um longo lançamento e, após driblar Miranda, marcou o gol da vitória botafoguense - que perdeu mais dois expulsos.

NOVO DESAFIO

Nas duas últimas rodadas do Brasileiro os jogos acontecerão no mesmo dia e no mesmo horário. No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba (PR), enquanto o São Paulo vai a Goiânia (GO) encarar o Goiás.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 3 X 2 SÃO PAULO

Estádio: Olímpico João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/11/2009 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Aspirante Fifa-DF)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 270.536,00 / 26.513 pagantes
Cartões amarelos: Renato e Jobson (BOT); Renato Silva, Richarlyson e Wellington (SAO)
Cartões vermelhos: Richarlyson, 25'/2ºT (SAO), Juninho, 38'/2°T (BOT), Jobson, 43/2°T (BOT) e Rodrigo Dantas, 48'/2°T (BOT)

GOLS: Jobson, 14'/1°T (1-0); Washington, 49'/1°T (1-1); Jorge Wagner, 10'/2°T (1-2); Renato, 13'/2°T (2-2); Jobson, 43'/2°T (3-2)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel (Rodrigo Dantas, 35'/2°T), Lucio Flavio e Renato (Jônatas, 32'/2°T); Jobson e Reinaldo (Victor Simões, intervalo). Técnico: Estevam Soares.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Renato Silva, Miranda e Richarlyson; Adrián González (Wellington, 26'/2°T), Arouca (Zé Luiz, 18'/2°T), Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Marlos (Henrique, 39'/2°T) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 3

Comentários (23)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.