publicidade

Tricolor usa força do grupo contra o pressionado Botafogo

O São Paulo vai entrar desmantelado para enfrentar o Botafogo, um adversário assombrado pelo risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na partida deste domingo, às 17 horas, no Engenhão, cinco são os desfalques para o técnico Ricardo Gomes: o zagueiro André Dias e o meia Hugo, suspensos pelo terceiro amarelo, além do volante Jean e dos atacantes Borges e Dagoberto, punidos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Neste momento, o Tricolor confia no equilíbrio de seu elenco para manter a liderança e ficar mais próximo do título brasileiro.

"Estamos fortalecidos, independentemente de tudo que está sendo criado, não vamos morrer no caminho. A motivação é maior para mostrar que nosso grupo tem qualidade. É isso que nos dá força", assegura o lateral esquerdo Junior Cesar.

O São Paulo viveu um sentimento de revolta durante a semana de preparação. No julgamento realizado no STJD, uma pena longa a Borges já era esperada. Mas a suspensão extra a Jean e Dagoberto trouxe grande irritação no clube.

"A gente vai brigar muito para cobrir a ausência desses atletas. Ficamos sem o Dagoberto, o Jean e o Borges contra o Vitória e fizemos uma grande partida. Agora também estamos sem o André Dias e o Hugo, mas não impede de alcançarmos um grande desempenho", emenda Junior Cesar.

Sem grandes opções no que restou do elenco, o técnico Ricardo Gomes pretende apelar ao esquema 3-6-1, povoando o meio-campo para frear as investidas do Botafogo. Washington deve ser o único atacante de ofício no time titular.

"O São Paulo não será cauteloso, precisamos do resultado. Hoje a equipe que quer ser campeã tem que vencer fora de casa, como aconteceu no ano passado, quando o clube venceu confrontos importantes nas rodadas finais, inclusive contra o próprio Botafogo", recorda Junior Cesar.

Dependendo da situação da partida, o São Paulo pode ser obrigado a utilizar atletas mais jovens, como são os casos do volante Wellington, do meia Oscar e dos atacantes Henrique e Mazola. "São garotos que estão acostumados a treinar com a gente e acredito que estão preparados para entrar", confia o meia Jorge Wagner, um dos destaques do Tricolor na arrancada da reta final do Brasileirão.

Risco de queda: O Botafogo precisa muito do resultado positivo neste domingo. Dependendo do que fizer dentro de campo, o Glorioso (dono de 41 pontos) pode praticamente afastar o risco de degola ou, do contrário, entrar na zona de rebaixamento.

Estevam Soares, técnico do Botafogo, sabe da importância deste confronto e, por isso mesmo, tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores. No Alvinegro, o treinador está destacando o caráter decisivo do jogo, principalmente porque o time carioca vem de uma derrota por 3 a 0 para o Barueri.

"Estamos vindo de uma derrota para o Barueri onde nada deu certo e o time sofreu um apagão. Contra o São Paulo, um jogo em que anteriormente o empate poderia ser considerado um bom resultado, a vitória passou a ser fundamental. Portanto, temos que fazer de tudo dentro de campo para que o resultado positivo seja conquistado", disse Estevam.

Os jogadores também reconhecem que a partida deste domingo está mexendo com todo o Campeonato Brasileiro. O meia Lucio Flavio entende que seu time precisa tomar a iniciativa.

"Os dois times precisam do resultado positivo, por objetivos distintos dentro da competição. Mas precisamos entender que o que importa para o Botafogo é a nossa situação. Não estamos preocupados com o fato de o São Paulo brigar pelo título e muito menos pela posição deles na tabela de classificação. Jogando no Engenhão, temos que nos impor e conquistar o resultado positivo", explicou.

Estevam Soares tem todo o elenco a sua disposição, mas, a princípio, deverá manter a formação que foi superada pelo Barueri, no esquema 4-4-2.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ x SÃO PAULO-SP

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de novembro de 2009 (Domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Alessandro de Matos (Fifa-BA)

BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva e Lucio Flavio; Jobson e Reinaldo
Técnico: Estevam Soares

SÃO PAULO: Rogério Ceni: Renato Silva, Miranda e Richarlyson; Adrián González, Arouca, Hernanes, Marlos, Jorge Wagner e Junior Cesar; Washington
Técnico: Ricardo Gomes.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 2

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.