O São Paulo sofreu uma derrota para o Bahia pelo placar de 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em um confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. Com apenas 12 pontos em 11 jogos, a situação da equipe é alarmante, evidenciando a disparidade de desempenho entre as competições em que está envolvida. Enquanto na Libertadores e na Copa do Brasil o time apresenta um bom rendimento, garantindo classificação para as oitavas, no Campeonato Brasileiro as atuações têm sido limitadas e frustrantes.
A equipe parece estar atuando de forma retraída, sem a ousadia necessária, e com um repertório tático limitado. O técnico Luis Zubeldía, que estava suspenso e não pôde acompanhar a partida, ainda assim influenciou as decisões ao longo da semana. A comissão técnica compartilha das ideias de Zubeldía, o que levanta questionamentos sobre a demora em realizar mudanças na equipe. O uso insistente de improvisos que já se mostraram ineficazes tem sido um fator que pode impactar negativamente a performance do time durante a temporada.
No jogo contra o Bahia, Wendell não conseguiu se destacar e sua substituição por Lucca foi uma escolha acertada em busca de um melhor resultado. Contudo, a troca de Cédric por Ferraresi recuou a equipe, levando-a a adotar uma postura defensiva excessiva em vez de buscar o ataque. Assim, o São Paulo parece jogar com medo de perder, o que é preocupante.
Até o momento, o time ocupa a penúltima posição em termos de vitórias na Série A, apresentando o 19º melhor ataque, além de ser o 18º em número de finalizações e escanteios a favor. O goleiro Rafael se destaca como uma peça-chave, sendo o único jogador a atuar em todos os jogos do time até agora, muitas vezes assumindo a responsabilidade para minimizar os danos causados por falhas na comunicação entre os companheiros de equipe. Embora Luciano tenha mostrado uma boa performance, incluindo um gol de pênalti no final da partida, isso não foi suficiente para melhorar a postura coletiva do time.
Com um total de apenas 12 pontos em 11 jogos, duas vitórias, nove gols marcados e 11 sofridos, a situação é preocupante, colocando o clube em risco de se aproximar da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do São Paulo será contra o Vasco, no dia 12 de junho, na tentativa de buscar maior tranquilidade e melhorar seu desempenho na atual temporada.


VEJA TAMBÉM
- Dinenno se assustou com métodos de treinamento de Zubeldía
- NÃO É EMPRÉSTIMO NÃO! Dinenno chega ao São Paulo em definitivo: veja detalhes da rescisão com o Cruzeiro
- Ele apostou no garoto… e agora o São Paulo correu pra contratar!