publicidade

VAR orienta árbitro sobre falta antes do pênalti em São Paulo x Grêmio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira, o áudio do VAR referente ao polêmico pênalti que garantiu a vitória do São Paulo sobre o Grêmio, com o placar final de 2 a 1, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

No incidente, o VAR não contestou o pênalti cometido sobre o jogador Luciano, mas alertou para uma falta de Arboleda em Jemerson antes da infração na área. O árbitro de vídeo, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, contatou o juiz da partida, Rodrigo Lima, para informar sobre o contato com o braço. “Rodrigo, veja, o pênalti está confirmado. Contudo, no momento do escanteio, há um braço no rosto de Jemerson que você não conseguiu observar. É essencial que você avalie se isso ocorreu dentro da fase de ataque”, declarou o árbitro de vídeo.

Após revisar a jogada no monitor, Rodrigo Lima decidiu manter sua decisão inicial, classificando a falta em Jemerson como uma infração, mas entendendo que ocorreu fora da "Fase de Ataque". Para ele, portanto, as infrações aconteceram em momentos distintos, o que não comprometeu a validade do pênalti.

André converteu a penalidade aos 39 minutos do segundo tempo, após uma pausa para checagem, garantindo assim a vitória do São Paulo. O Grêmio havia começado o jogo na frente, com Aravena abrindo o placar, mas Arboleda igualou o jogo antes do pênalti decisivo.

A decisão arbitral gerou grande revolta entre os jogadores e a torcida do Grêmio após o apito final, resultando em intensas reclamações. Na coletiva pós-jogo, Sidnei Lobo, auxiliar do time, criticou a condução da arbitragem, afirmando que Luciano “cavou” a falta, levando o árbitro a cometer um erro. “Foi um erro grosseiro não ter marcado a falta em Jemerson e continuar a jogada que resultou no pênalti. O Luciano tem essa habilidade e induziu o juiz ao erro”, declarou Lobo.

Alberto Guerra, presidente do Grêmio, após a coletiva, mencionou que irá convocar uma nova reunião na CBF para discutir questões sobre a arbitragem. Guerra expressou sua insatisfação, afirmando que muitos erros têm prejudicado o clube: “Estou voltando de uma suspensão por ter falado de arbitragem e isso é desanimador. Precisamos defender o Grêmio e não podemos continuar assim”, disse.

O próprio Jemerson, que se sentiu prejudicado na jogada anterior ao pênalti, também fez um desabafo sobre a situação: “Novamente, estamos lidando com erros contra a nossa equipe. É frustrante ter que falar sempre sobre arbitragem”, comentou o zagueiro em entrevista na zona mista.


VEJA TAMBÉM
- Dinenno se assustou com métodos de treinamento de Zubeldía
- NÃO É EMPRÉSTIMO NÃO! Dinenno chega ao São Paulo em definitivo: veja detalhes da rescisão com o Cruzeiro
- Ele apostou no garoto… e agora o São Paulo correu pra contratar!



Avalie esta notícia: 2 9

Comentários (2)
18/05/2025 13:00:32 Wellengton Borges de Souza

Que vexame ler uma matéria tão esquizofrenica. "A CBF divulgou nesta quarta-feira". Meu amigo, é tanta loucura na mídia brasileira... Dá pra levar a sério certas reportagens...

18/05/2025 10:48:49 Devair Martins

Sendo assim, boa quarta feira pra todos! O jogo contra o Nautico é quando mesmo? segundo o estagiário, foi ontem...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.