publicidade

Na reta final do Brasileirão, matemática prova que só os mais fortes sobrevivem

Cálculos do professor Tristão Garcia mostram que briga pelo título e por vaga na Libertadores ficam entre Palmeiras, Goiás, São Paulo, Inter e Galo

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro serviu para separar de vez os "homens" dos "meninos". Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela, a disputa ficou muito mais restrita. Não há mais tempo para os "cavalos paraguaios" na classificação. Na briga pelo título e por uma vaga na Libertadores da América em 2010, os números indicam que são cinco times para quatro vagas. Um vai sobrar. O Palmeiras, mais líder do que nunca, ampliou suas chances de título para 62% e tem 97% de possibilidades de se classificar para a competição sul-americana. Goiás, São Paulo, Internacional e Atlético-MG vem logo atrás torcendo por um tropeço do time do Palestra Itália para ainda sonharem com a liderança. Grêmio e Vitória estão praticamente fora da disputa.



Para o matemático Tristão Garcia, os resultados das últimas duas rodadas consagraram, enfim, o Palmeiras como um líder forte. Para ser campeão bastaria manter uma média de dois pontos por jogo.



- O grande vencedor foi o Palmeiras, passou a ser o favorito, coisa que não era antes. Somando as chances de título dos outros seis times abaixo do Palmeiras, chegamos a 38%. Ou seja, menos que as chances do Palmeiras sozinho: 62%. Isso significa que eles dependem de mais de um tropeço alviverde, combinados com seus sucessos, para sonhar com o troféu. Para efeito de comparação, Goiás e São Paulo tem menos chances de serem campeões do que o Fluminense escapar do rebaixamento - afirma o professor.
Chances de título
1º Palmeiras 62%
2º Goiás 13%
3º São Paulo 11%
4º Internacional 7%
5º Atlético-MG

5%
6º Grêmio, Vitória 1%
Percebe-se o fortalecimento do "G-5" justamente na análise da disputa pelas vagas na Libertadores. Enquanto o Palmeiras parece ter garantido já o seu lugar, o Grêmio, sexto colocado, viu seus concorrentes se distanciarem bastante. Enquanto esmeraldinos (71%), tricolores (70%), colorados (60%) e alvinegros (50) duelam entre si com chances muito parecidas, os gremistas vêem suas possibilidades diminuírem para 19%.



Chances de vaga na Libertadores
Palmeiras 97%
Goiás 71%
São Paulo 70%
Internacional 60%
Atlético-MG 50%
Grêmio 19%
Vitória 14%
Avaí 6%
Flamengo 5%
Cruzeiro 4%
Barueri 2%
Santos 2%


Na parte de baixo da tabela, 'título' também está em jogo



O panorama no universo dos desesperados também está cada vez mais restrito. O bom desempenho dos paranaenses Coritiba e Atlético na 26ª rodada deu mais tranquilidade ao Estado. Os cálculos indicam uma diferença considerável entre o Náutico (57% de chances de cair), primeiro time fora da zona de rebaixamento, para o Coxa (14%), adversário logo acima dos pernambucanos. Restariam então, além do Alvirrubro, o Santo André, o Botafogo, o Sport e o Fluminense. Apenas um vai se salvar.



- Essa turma está com dificuldades de pontuar. Ao somarmos as chances dos cinco últimos de caírem, temos 372%. Se somarmos as chances dos outros seis que ainda podem ser rebaixados, teremos apenas 28%. Ao menos que aconteça um milagre e os paranaenses comecem a cair muito, esse quadro dificilmente mudará - calcula Tristão.


Confira a classificação do Campeonato Brasileiro e simule resultados



O Fluminense que continua com as maiores possibilidades de rebaixamento, pelo menos conseguiu respirar um pouco mais depois da vitória sobre o Avaí nessa rodada. Segue com mais de 90% de chances de cair, mas diminiu um pouco a diferença para o Náutico. Para os cinco times mais ameçados, a 16ª colocação representa um título de campeonato. Significa a sobrevivência. Para os tricolores, o clássico contra o Flamengo é decisivo para que as possibilidades de conquistar esse "troféu" aumentem.



- Ganhar do Flamengo será fundamental. É um jogo-chave que representaria o início de uma arrancada. Enquanto o Flamengo define se ainda pode sonhar com o milagre da classificação para a Libertadores, os tricolores jogam sua vida para não cair. Interessante que, na comparação númérica, as chances do Fluminense escapar (8%) são maiores que a do Rubro-Negro conseguir vaga na Libertadores (5%).



Risco de rebaixamento
20º Fluminense 92%
19º Sport 83%
18º Botafogo 73%
17º Santo André 67%
16º Náutico 57%
15º Coritiba 14%
14º Atlético-PR 10%
13º Cruzeiro, Santos, Barueri e Avaí 1%

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 3

Comentários (8)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.