A negociação entre o São Paulo e o empresário grego Evangelos Marinakis está se aproximando das etapas finais. Recentemente, o clube e Marinakis formalizaram um memorando de entendimento (MOU) que busca estabelecer uma parceria nas categorias de base do clube, localizado em Cotia.
Embora o documento não signifique que o acordo está completamente fechado, ele reafirma a intenção de colaboração entre as partes envolvidas.
Márcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, explicou que o MOU representa um passo importante para discutir números mais próximos e criar uma estrutura jurídica que permita às partes terem uma visão mais clara sobre os termos do negócio. É importante ressaltar que esse memorando não é vinculante e não prevê multas caso o acordo não se concretize. No entanto, ele é um dos últimos passos antes da assinatura do contrato definitivo, que ainda necessita da aprovação dos órgãos do São Paulo.
O presidente do clube, Julio Casares, precisa levar o assunto ao Conselho Deliberativo para obter o aval necessário. A notícia sobre a assinatura do MOU entre o São Paulo e o empresário, que é proprietário do Olympiacos na Grécia e do Nottingham Forest na Inglaterra, foi inicialmente divulgada pelo Blog do São Paulo. A negociação atual traz à tona um acordo bastante complexo, onde o São Paulo não está disposto a ceder o controle de suas categorias de base para Marinakis. Embora os termos ainda não tenham sido divulgados, a intenção do clube é receber um investimento significativo nos próximos anos em troca de uma contrapartida ao empresário.
Segundo informações que circulam nos bastidores, o investimento pode ser de até R$ 350 milhões. O São Paulo espera que, ao contar com esse capital, sua capacidade de captação de jovens talentos aumente. Atualmente, devido à falta de recursos, o clube prioriza a formação de jogadores em sua própria base em Cotia, em vez de buscar atletas de outras equipes. Com a potencial parceria com Marinakis, o clube acredita que poderá dobrar sua habilidade de recrutar jovens promissores antes de os promover ao time profissional.
Evangelos Marinakis, de 57 anos, construiu a maior parte de sua fortuna no setor marítimo. A família dele possui a Capital Maritime Group, uma empresa com uma frota de dezenas de navios e um patrimônio estimado em R$ 22 bilhões. Sua incursão no mundo do futebol teve início em 2010, com a compra do Olympiacos, um dos clubes mais importantes da Grécia, que sob sua gestão conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas seguidas, além de quatro troféus da Copa Nacional. Em maio de 2017, Marinakis tornou-se sócio-majoritário do Nottingham Forest, clube que retornou à Premier League em 2022, após 23 anos fora da primeira divisão inglesa. Sua última aquisição no futebol ocorreu em 2023, com a compra do Rio Ave, de Portugal.
Marinakis é conhecido por sua presença ativa em seus clubes, e suas ações muitas vezes geram opiniões divididas entre os torcedores. Ele já enfrentou controvérsias, tendo sido investigado por suposta participação em manipulação de resultados em apostas esportivas e por tentativas de corrupção de árbitros no futebol grego, mas foi absolvido em ambos os casos.
VEJA TAMBÉM
- HOJE TEM TRICOLOR! São Paulo x Sport: onde assistir e provável escalação
- PEGO DE SURPRESA! Reintegrado, volante recebe notícia surpreendentemente ruim antes do Brasileiro
- NOVIDADE DE ÚLTIMA HORA NA ESCALAÇÃO: Zubeldía vai mudar o esquema?