O São Paulo se prepara para enfrentar novas dinâmicas táticas com o retorno de Luiz Gustavo, que se recuperou de uma fratura no dedo do pé. O volante sofreu a lesão durante a pré-temporada e ainda não teve a oportunidade de jogar oficialmente em 2025. Com a ausência de Pablo Maia, que passou por uma cirurgia, o técnico Zubeldía enfrentou desafios nas partidas decisivas do Campeonato Paulista, já que Luiz Gustavo era o único jogador com características semelhantes ao volante lesionado.
Durante esse período, Zubeldía testou diferentes formações, improvisando o quarteto ofensivo com Oscar, Luciano, Lucas e Calleri, além de explorar uma linha de três zagueiros. Na semifinal contra o Palmeiras, o treinador até tentou mesclar essas formações, posicionando Oscar de maneira mais recuada. Com o retorno de Luiz Gustavo, a formação de uma dupla de meio-campo com Alisson pode ser retomada, o que certamente impactaria a estrutura de outras posições no elenco.
Se Zubeldía decidir pela permanência dos três zagueiros, esquema que se mostrou eficaz em momentos decisivos da temporada, o ataque pode se concentrar em Oscar e Calleri, o que aumenta a probabilidade de que Luciano seja frequentemente deslocado para o banco de reservas. Além disso, a participação de Lucas Moura na fase inicial do Campeonato Brasileiro permanece incerta, pois ele está se recuperando de um trauma no joelho. Assim, a utilização do tão aguardado "quarteto mágico" provavelmente será menos frequente em comparação ao início da temporada, especialmente durante a partida contra o Palmeiras.

No próximo sábado, dia 22 de março, o São Paulo terá a oportunidade de avaliar melhor seu potencial no jogo-treino contra o São Bernardo. Essa atividade servirá como um "aquecimento" para a estreia no Campeonato Brasileiro, que está marcada para o dia 29, quando a equipe enfrentará o Sport.
VEJA TAMBÉM
- PREOCUPAÇÃO! São Paulo insiste após jogador rejeitar proposta de renovação e receber sondagem de rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival